Proenza Schouler, marca de roupa e de acessórios femininos (Nova Iorque) criada em 2002 pelos designers Jack McCollough e Lazaro Hernandez, lançou recentemente a sua primeira fragrância, um desejo antigo desta dupla criativa. Estivemos no lançamento da fragrância Arizona em Portugal, numa bela manhã de sol, e deixámo-nos encantar pela descrição do aroma, pela sua história e tudo o que o envolve. Da ideia à concepção.
Altamente inspirados pela arte contemporânea e a cultura juvenil, os seus mentores combinam as capacidades criativas com as qualidades técnicas, de costura tradicionais e tecidos personalizados, e são dois apaixonados pelo detalhe, pela simplicidade de cada pormenor.
Arizona é também ele um reflexo desta capacidade de ambos se deterem no essencial, no detalhe, no que importa: “Reaproximarmo-nos das coisas que realmente importam parece ser algo tão extremamente pessoal como universal. No mundo de hoje, esta sensação de nos querermos aproximar de algo mais real parece-nos o mais certo. A sensação do ar livre, da natureza inexplorada, de uma espécie de energia universal.” Jack McCollough & Lazaro Hernandez.
Arizona, por dentro e por fora
Fruto de uma colaboração de 2 anos e meio com a L’Oréal Luxe, Jack McCollough e Lazaro Hernandez posicionam Proenza Schouler como uma das principais marcas de perfume de luxo e colhem inspiração no sonho do faroeste, na paisagem árida, nos seus elementos contrastantes, na aventura e na exploração. Arizona transmite, até pela beleza do seu frasco de vidro gizada pela dupla criativa, em colaboração com o diretor criativo Mallin Ericson, recorre a uma revolucionária tecnologia de formação patenteada que faz parte do programa Verescence Sculpt’in, e transmite uma energia vibrante, carregada de magnetismo. A modelo escolhida para personificar a mulher Arizona foi Vittoria Ceretti, que conhecemos de desfiles para Valentino, Fendi e Chanel, entre tantos outros e de inúmeras capas para a Vogue, Elle, L'Officiel, Harper's Bazaar, etc.
O aroma, floral, exibe no seu coração dois acordes e duas notas: um é cremoso, o do lírio e o outro é da rara flor branca de cacto, obtido graças à tecnologia LivingTM que permite capturar o aroma desta rara flor do deserto sem prejudicar a natureza. Talvez o elemento mais caro da perfumaria, o acorde de lírio, tem uma herança que remonta ao século XVI a.C. A flor do Cacto Tocha desabrocha, no máximo, uma vez por ano. Só por isto...
Tudo somado, com o absoluto de jasmim e da flor de laranjeira, e um acorde solar, temos um perfume que tem tanto de sensual, algo poudré, como de excitante, porque é verdadeiramente invulgar. Pode ser viciante! Mas deliciosamente viciante, sem prejuízo algum, a não ser querermos dois frascos de uma só vez.
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