Há marcas de cosméticos brasileiras, como a Natura, que são icónicas no que diz respeito à beleza natural e à relação com a preservação do ambiente. Desde 1969, poucas tiveram tanto destaque e seguiram essa filosofia, mas o Brasil de 2021 já conta — felizmente — com muitas novas marcas criadas a partir do zero com a preocupação na seleção dos seus ingredientes e do seu impacto no ciclo de vida.
Reuni algumas que vale mesmo a pena acompanhar e, quando possível, comprar e trazer para Portugal.
Parte da natureza e alia-se à tecnologia a fim de entregar produtos de cuidados para a pele e maquilhagem com alta qualidade e menos impacto ambiental. O principal resultado é um dos grandes destaques da marca: os produtos da Almanati são formulados sem água, que é substituída pelo extrato de aloe vera.
Fugindo do eixo Rio-São Paulo, esta marca foi criada sob o conceito do minimalismo e valoriza o mercado justo. Está presente no Pará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas possui revendedores pelo país e, claro, e-commerce. Os produtos para a pele são feitos apenas com ingredientes orgânicos e provenientes da biodiversidade brasileira – a Auá Natural é 100% sustentável.
A fundadora Luisa Baims viveu alguns anos na Alemanha e, com essa experiência, retornou ao Brasil com uma rotina mais preocupada com o ambiente. Essa preocupação reflete-se na sua marca, Baims Natural Makeup, que detém o certificado da The Vegan Society, PETA, Ecocert, entre outros. Todos os produtos são confecionados com ingredientes orgânicos e o packaging é feito 100% ou parcialmente em bambu e, claro, é reutilizável.
Defensora da beleza sem género, a beauts quer vender não só produtos para o corpo, mas pretende cuidar da Beleza em todas as dimensões, com o lema “Body, Mind & Soul”. A marca possui certificados de qualidade dos ingredientes orgânicos que utiliza para os seus produtos do IBD Certificações — órgão criterioso que confere os produtos cosméticos, de higiene pessoal e matérias-primas e lhes dá uma certificação de Ingredientes Naturais IBD e/ou NATRUE. A NATRUE é uma associação internacional sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, comprometida em promover e proteger cosméticos naturais e orgânicos em todo o mundo. Já testei três dos seus produtos, todos com toque incrível na pele, um salve ao S.O.S que me manteve lindamente hidratada no verão carioca em pleno mês de janeiro.
Artesanal, a marca #LáDoMato começou com saboaria natural, mas os produtos vão além de sabonetes lindos, em barra, com esfoliante facial de quartzo, repelente natural — tão necessário para quem é do mato ou vai para o mato — mais um lubrificante íntimo de jambu e umas tais gotas mágicas de cura, que prometem mais equilíbrio e proteção, mas essas ainda preciso testar e depois prometo dizer qualquer coisa.
A marca de dermocosméticos Principia é, para quem já está familiarizado, uma The Ordinary brasileira. Possui produtos em frascos com pipetas, de alta performance, com transparência da composição da sua fórmula e preços justos. Cada sérum inclui um ativo adorado do skincare, nomeadamente niacinamida, ácidos hialurónico e glicólico, entre outros.
Marca 100% vegana que já conquistou alguns dos apaixonados por Beleza do Brasil há alguns anos. Super destaque para as embalagens super didáticas dos produtos Quintal, que explicam o passo a passo e a sua utilização. Para quem gosta de uma rotina de skincare completa tem um ritual box que inclui incensos, cristal energizado e chá.
Vegan, a Simple Organic é uma das novas marcas queridinhas da Beleza, tanto no mundo do cuidado da pele quanto da maquilhagem, tendo sido lançada em 2017 nas passerelles da São Paulo Fashion Week — quem acompanha Semanas de Moda sabe que os produtos usados têm de ser sempre muito funcionais e rapidamente eficientes para performarem bem e em poucos minutos na catwalk. A marca aposta em fórmulas orgânicas e naturais, e tornou-se a primeira vegan e com iniciativa sustentável do mercado brasileiro a estar presente no backstage de um desfile.
Vegan e cruelty free, a Terral é uma marca de cosméticos naturais que oferece também uma experiência sensorial. Possui bálsamos, cremes corporais e faciais, pomadas, desodorizantes e sabonetes criados só com ingredientes que seguem os princípios da antiga medicina Ayurveda, ou seja, se podemos ingerir algo também também podemos passá-lo na pele.
Comentários