Há marcas de cosméticos brasileiras, como a Natura, que são icónicas no que diz respeito à beleza natural e à relação com a preservação do ambiente. Desde 1969, poucas tiveram tanto destaque e seguiram essa filosofia, mas o Brasil de 2021 já conta — felizmente — com muitas novas marcas criadas a partir do zero com a preocupação na seleção dos seus ingredientes e do seu impacto no ciclo de vida.

Reuni algumas que vale mesmo a pena acompanhar e, quando possível, comprar e trazer para Portugal.

ALMANATI

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @almanatibr

Parte da natureza e alia-se à tecnologia a fim de entregar produtos de cuidados para a pele e maquilhagem com alta qualidade e menos impacto ambiental. O principal resultado é um dos grandes destaques da marca: os produtos da Almanati são formulados sem água, que é substituída pelo extrato de aloe vera.

AUÁ NATURAL

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @auanatural

Fugindo do eixo Rio-São Paulo, esta marca foi criada sob o conceito do minimalismo e valoriza o mercado justo. Está presente no Pará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas possui revendedores pelo país e, claro, e-commerce. Os produtos para a pele são feitos apenas com ingredientes orgânicos e provenientes da biodiversidade brasileira – a Auá Natural é 100% sustentável.

BAIMS NATURAL MAKEUP

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @baimsnaturalmakeup

A fundadora Luisa Baims viveu alguns anos na Alemanha e, com essa experiência, retornou ao Brasil com uma rotina mais preocupada com o ambiente. Essa preocupação reflete-se na sua marca, Baims Natural Makeup, que detém o certificado da The Vegan Society, PETA, Ecocert, entre outros. Todos os produtos são confecionados com ingredientes orgânicos e o packaging é feito 100% ou parcialmente em bambu e, claro, é reutilizável.

BEAUTS

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @beauts.br

Defensora da beleza sem género, a beauts quer vender não só produtos para o corpo, mas pretende cuidar da Beleza em todas as dimensões, com o lema “Body, Mind & Soul”. A marca possui certificados de qualidade dos ingredientes orgânicos que utiliza para os seus produtos do IBD Certificações — órgão criterioso que confere os produtos cosméticos, de higiene pessoal e matérias-primas e lhes dá uma certificação de Ingredientes Naturais IBD e/ou NATRUE. A NATRUE é uma associação internacional sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, comprometida em promover e proteger cosméticos naturais e orgânicos em todo o mundo. Já testei três dos seus produtos, todos com toque incrível na pele, um salve ao S.O.S que me manteve lindamente hidratada no verão carioca em pleno mês de janeiro.

LÁ DO MATO

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @ladomato

Artesanal, a marca #LáDoMato começou com saboaria natural, mas os produtos vão além de sabonetes lindos, em barra, com esfoliante facial de quartzo, repelente natural — tão necessário para quem é do mato ou vai para o mato — mais um lubrificante íntimo de jambu e umas tais gotas mágicas de cura, que prometem mais equilíbrio e proteção, mas essas ainda preciso testar e depois prometo dizer qualquer coisa.

PRINCIPIA PRO SKINCARE

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @principiaskincare

A marca de dermocosméticos Principia é, para quem já está familiarizado, uma The Ordinary brasileira. Possui produtos em frascos com pipetas, de alta performance, com transparência da composição da sua fórmula e preços justos. Cada sérum inclui um ativo adorado do skincare, nomeadamente niacinamida, ácidos hialurónico e glicólico, entre outros.

QUINTAL DERMOCOSMÉTICOS

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @quintaldermocosmeticos

Marca 100% vegana que já conquistou alguns dos apaixonados por Beleza do Brasil há alguns anos. Super destaque para as embalagens super didáticas dos produtos Quintal, que explicam o passo a passo e a sua utilização. Para quem gosta de uma rotina de skincare completa tem um ritual box que inclui incensos, cristal energizado e chá.

SIMPLE ORGANIC

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @simpleorganic

Vegan, a Simple Organic é uma das novas marcas queridinhas da Beleza, tanto no mundo do cuidado da pele quanto da maquilhagem, tendo sido lançada em 2017 nas passerelles da São Paulo Fashion Week — quem acompanha Semanas de Moda sabe que os produtos usados têm de ser sempre muito funcionais e rapidamente eficientes para performarem bem e em poucos minutos na catwalk. A marca aposta em fórmulas orgânicas e naturais, e tornou-se a primeira vegan e com iniciativa sustentável do mercado brasileiro a estar presente no backstage de um desfile.

TERRAL

#Tropicaleza: a beleza natural voltou com força
créditos: @terralnatural

Vegan e cruelty free, a Terral é uma marca de cosméticos naturais que oferece também uma experiência sensorial. Possui bálsamos, cremes corporais e faciais, pomadas, desodorizantes e sabonetes criados só com ingredientes que seguem os princípios da antiga medicina Ayurveda, ou seja, se podemos ingerir algo também também podemos passá-lo na pele.

Trocou o Rio de Janeiro por Lisboa, e de lá trouxe o jeito curioso e a paixão por jornalismo. Por cá, Aline Fernandez aprendeu a amar os desdobramentos da língua portuguesa, e aqui na Miranda vai aplicá-los, e à sua obsessão pela Beleza, explorando a sua relação intrínseca com o Brasil. "Bora?"

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.