Há muitas (cada vez mais!) histórias de produtos falsos à venda na internet, e não nos referimos apenas a malas e sapatos, porque a versão falsa desses artigos apenas nos faria mal à conta bancária e à vaidade. Referimo-nos a produtos de beleza cuja aplicação pode ter como consequência olhos e lábios inchados, pele com aparência de mil picadas de insecto, só para revelar algumas das possíveis reacções... porque o filme pode ser mesmo um horror.
As críticas e queixas dos consumidores em sites como a Amazon, por exemplo, avolumam-se: o que eles compraram, afinal, era falso! Basta uma consulta online para ler e ver as histórias, documentadas com números, imagens, filmagens.
Para ter uma ideia, só em Los Angeles, no famoso mercado de rua Santee Alley, foram confiscados recentemente $ 700,000 em produtos de maquilhagem falsa, alguns deles sujeitos a análises que revelaram a presença de altos níveis de fezes e bactérias.

Por se debater com este problema, a Estée Lauder Companies criou uma unidade especial anti-contrafacção em 2008 onde operam quase 30 pessoas cujo único trabalho é procurar produtos de beleza falsos (as embalagens dos produtos M.A.C., uma das marcas detida pela empresa, são um alvo frequente dos falsificadores).

verdade ou consequência

À lupa

Susana Costa Nunes, Analista de Mercado, Estudos de Alimentação e Saúde da Deco, adverte: “O código de barras não é de todo um meio de confirmação, uma vez que podem estar no mercado online códigos de barras diferentes dos que estão em comercialização no nosso mercado. Por outro lado, a embalagem e a marca também podem diferir entre países, e ainda assim tratar-se de um produto original. Há fabricantes que fazem uma adaptação ao mercado local”.

A especialista aconselha a consulta do artigo “Comprar online com segurança”, com algumas dicas gerais para quem faz compras online. E avisa: “Em caso de desconfiança de um produto ser contrafeito, deverá contactar o fabricante, fornecendo o número de lote.”

A maioria das empresas que se ocupam de fabricar estes produtos falsos infringem todas as regras, nomeadamente as que respeitam às condições de fabrico: muitos deles são feitos em precárias condições de higiene, e não são usados os mesmo ingredientes, o que faz com que os preços sejam mais baixos. E o lucro maior, claro!

Como salienta Paulo Silva, Inspector-Adjunto da Unidade Regional Norte da ASAE, há mais do que um prisma pelo qual poderemos analisar o assunto: “Poderemos estar a falar da contrafacção apenas da marca, o que seria um crime contra a propriedade intelectual, ou do produto em si, que poderá ser também um crime contra a propriedade intelectual ou contra a economia e saúde pública se o produto não for seguro.”

verdade ou consequência

Olhos bem abertos

Siga estes passos antes de fazer a sua compra online. Pode estar a reduzir em 90% a possibilidade de comprar um artigo falso.

• Compre nos sites oficiais e nos retalhistas autorizados, porque assim poderá ter a certeza que está a fazer a compra certa. Mesmo que para isso tenha de pagar um pouco mais.

• Confirme que a embalagem inclui um folheto explicativo, já que a maioria dos produtos incluem informação detalhada, a lista de ingredientes usados e as instruções de aplicação; se o que comprou não inclui um folheto ou a embalagem é limitada em informação, desconfie, pode estar na presença de um falso.

• Desconfie de produtos com preços muito abaixo do preço de mercado.

• Faça uma pesquisa na internet sobre a entidade que está a vender para verificar se há queixas de outros consumidores.

• Preste atenção à tipografia, texto e design da embalagem: consulte o site da marca para ter certeza de que sua compra é exactamente a mesma. Embora os fabricantes das falsificações estejam a melhorar cada vez mais a imitação do original, ainda pode, ocasionalmente, detectar uma discrepância.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.