É a tendência de Beleza favorita do Instagram. Nos últimos tempos, vimos o nosso feed inundado destes objetos de pedra, ora verdes ora cor-de-rosa, em fotografias que são autênticos #Goals.

Mas o que é que estes rolos faciais fazem, na verdade? E, mais importante, funcionam? Foi isso que procurei descobrir, pondo a teste um durante uma semana.

Jade Roller
O Jade Roller submetido a teste durante uma semana consecutiva.

O que é um Jade Roller?

Essencialmente é um rolo facial que tem uma pedra que, tal qual um rolo de pintura, desliza pelo rosto. O objectivo é, simplificando, massajar a pele.

A origem

A prática de manusear jade rollers vem desde o século XVII, de rituais de Beleza na China que tirava partido das propriedades místicas que se acreditava que as pedras jade possuiam.

Para que serve

Entre outras funções, a massagem ajuda com a drenagem linfática, estimula a circulação do sangue e, usado em combinação com produtos de cuidados de rosto, ajuda na sua absorção. Por se tratar de uma pedra e estar, regra geral, fria (para potenciar ainda mais este benefícios, recomenda-se colocar no frigorífico por umas horas), também ajuda a combater o inchaço na zona do contorno ocular (olheiras, estamos a falar contigo).

Cuidado com a limpeza

Um dos aspectos mais importantes e que não poder ser neglicenciado é a limpeza. Para evitar acumular bactérias e sujidade, convém garantir que o rolo é limpo após cada utilização.

E... resulta?

Depois de uma semana de utilização diária, é preciso deixar claro: um jade roller não faz magia. Mas é, ao mesmo tempo, tão incrível como parece nas cententas de tutoriais de Youtube que mostram as técnicas de massagem do rosto. A internet divide-se entre os que usam para ritual nocturno ou diurno (ou ambos). No meu caso, a frescura da pedra fez-me tender para uma utilização pela manhã. Para mim foi o que fez mais sentido e a verdade é que ajudou e muito a reduzir o inchaço natural matinal, sobreudo quando o coloquei no frigorífico durante a noite. Depois de lavar o rosto e usar um tónico, apliquei o sérum que estou a usar de momento - o Superberry Hydrate and Glow Oil, da Youth to the people - e só depois me dediquei a uns minutos de massagem.

Note-se que nas primeiras duas utilizações usei mais pressão com o rolo do que provavelmente deveria, ficando com a pele vermelha em determinadas zonas. Como em muitas coisas, a prática leva à perfeição, e ao terceiro dia já tinha ajustado a pressão necessária para surtir efeito o efeito desejado sem traço de vermelhidão.

Truque bónus

Algures nos confins da Internet, numa das muitas caixas de comentários e reviews a jade rollers, surgiu a sugestão de utilizá-lo em parceria com uma máscara de tecido, para potenciar os efeitos e absorção do produto. Testei. Faz diferença? Quem sabe? Mas sem dúvida que soube muito bem.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram