O uso do protetor solar é obrigatório, mesmo em dias de chuva. Um aviso que não nos cansamos de fazer, assim como os dermatologistas. Este é o seu melhor amigo contra o envelhecimento cutâneo e prevenção do cancro de pele, já que os raios solares são altamente prejudiciais para a mesma.

Por ser um produto tão importante em todas e quaisquer rotinas de Beleza, as marcas investigaram e surgiram com protetores solares adequados a vários tipos de pele e preocupações. Com cor ou sem cor, para pele oleosa ou sensível, com tratamento de manchas, versões minerais, líquidos, em spray ou cremosos, opções não faltam. Eis que existe ainda outra opção: creme hidratante com SPF.

Devemos lavar o rosto com água fria? Esta e outras questões respondidas por uma dermatologista
Devemos lavar o rosto com água fria? Esta e outras questões respondidas por uma dermatologista
Ver artigo

A questão é: afinal quais as diferenças entre um protetor solar e um hidratante com SPF? Em primeiro lugar, é importante lembrar que não é obrigatório utilizar hidratante antes do filtro solar, especialmente, em peles oleosas. No entanto, peles normais ou secas podem pedir uma maior hidratação, sendo necessário aplicar um creme de rosto antes do protetor. É neste caso que o hidratante com SPF parece ser a melhor opção, já que une dois produtos e funções num só.

A eficácia é a mesma? A resposta é: sim. No entanto, é importante utilizar a quantidade correta e aplicar em todo o rosto até à linha do cabelo e pescoço, sem esquecer as orelhas. Segundo os especialista, a quantidade certa corresponde ao comprimento do dedo indicador e médio estendidos (a mesma que de protetor solar). Lembramos ainda que os cremes com SPF não são resistentes à água ou suor como os filtros solares, por isso, para manter a pele devidamente protegida também deve reaplicar a cada duas/três horas.