É no verão que as pessoas se sentem mais inspiradas a mostrar as suas tatuagens, já que durante o inverno ficam escondidas sobre as camadas de roupas. No entanto, as tatuagens no verão requerem cuidados especiais para manter a Beleza e a saúde da pele.

Da mesma forma que protegemos a nossa pele com protetor solar, devemos fazer o mesmo com as tatuagens. Pode parecer um pensamento óbvio, mas para muitas pessoas ainda gera dúvidas: "podemos aplicar protetor numa tatuagem nova?", "o protetor solar pode ser o mesmo que utilizámos no corpo?". Para esclarecer todas as incertezas, conversámos com o Manuel Ribau, tatuador e dono do estúdio de tatuagens, Wild Rose Tattoo, em Braga.

Quer fazer a primeira tatuagem? 20 ideias simples e pequenas para começar
Quer fazer a primeira tatuagem? 20 ideias simples e pequenas para começar
Ver artigo

Qual é a melhor forma de proteger uma tatuagem do sol?

"O sol é um dos piores inimigos das tatuagens, mas isso não significa que não se possa apanhar sol após o tempo de cicatrização. 4 semanas após a nova tatuagem, estando esta perfeitamente cicatrizada, já é possível fazer a vida normal - nas primeiras 4 semanas, não aconselhamos de todo a expor a tatuagem ao sol, pois muito provavelmente vai pôr em risco a qualidade da tatuagem", explica.

"Após o processo de cicatrização, pode e deve utilizar protector solar, sempre que tiver as tatuagens expostas. Apanhar sol com moderação é o mais saudável". Manuel Ribau deixou algumas dicas:
  • Beber bastante água, de forma a manter a pele hidratada;
  • Evitar a exposição solar nas horas de maior calor, sendo prejudicial para a tatuagem e saúde da pele em geral;
  • Aplicar protector solar 50+ a cada hora, ou sempre que vai a banhos no mar, para garantir que está protegida.

Qual é o protetor solar mais indicado para as tatuagens?

"Para uma tatuagem feita recentemente, aconselho o protector solar da Bepanthen Tattoo com fator 50+, no entanto, como costumo dizer a todos os meus clientes, qualquer protector solar é melhor que nenhum. E não devemos esquecer de aplicar a cada hora."

Quais são os riscos de expor uma tatuagem ao sol sem a proteção adequada?

"Desde o dia em que se faz uma tatuagem, o nosso sistema imunitário está a fazer o seu trabalho, a remover as partículas de tinta por baixo da pele. As radiações UV, emitidas pelo sol, quebram as partículas de tinta alojadas por baixo da pele, que por sua vez se tornam mais fáceis de absorver pelo nosso corpo. Desta forma, a tatuagem desvanece mais rapidamente com o passar dos anos."

"Também a exposição solar em demasia envelhece muito e deixa a nossa pele mais seca, dando a aparência da tatuagem estar mais baça. Uma maior hidratação deixa a nossa pele mais transparente e por sua vez as tatuagens parece que ganham nitidez. Nunca reparou, quando sai do banho, que as tatuagens parecem estar super 'fortes'?"

As tatuagens a preto e a cores têm diferentes necessidades de proteção solar?

"Não, os procedimentos são exactamente os mesmos em relação a proteger as tatuagens. No entanto, as cores mais escuras, devido ao contraste com a cor da nossa pele, geralmente têm mais durabilidade, por isso os estilos mais preenchidos, como o Tradicional “Old School” e o Japonês, são estilos com muito mais durabilidade, devido ao forte contraste e às cores sólidas e perfeitamente aplicadas."

Está a pensar fazer uma nova tatuagem? Espreite na galeria 30 ideias inspiradas no verão: