A maternidade é uma das fases da vida da mulher mais especiais e vulneráveis. De acordo com as estatísticas, entre 15% a 20% desenvolvem depressão pós-parto e uma percentagem considerável de todos os episódios não são diagnosticados.
Apesar de ser considerado ainda um assunto tabu e que gera alguma crítica por parte da opinião popular, há quem use a sua voz para consciencializar para a depressão pós-parto, que acontece, normalmente, nos primeiros três meses após o parto, e é caracterizada por tristeza e ansiedade.
A atriz portuguesa Débora Monteiro é mãe de duas filhas gémeas e revelou que sofreu de depressão pós-parto. Em entrevista no programa "Júlia" da SIC afirmou: “Ninguém está preparado para o pós-parto. Acho que escondemos muito a depressão pós-parto, mas eu sentia-me triste, chorava muito e as pessoas irritavam-me. De repente, sentes que não tens paciência e a energia fica muito negativa”.
Também Adele sofreu com o pós-parto. A cantora foi mãe em setembro de 2012, aos 24 anos, e afirmou, em conversa com a revista Vanity Fair, que achou que nada mais na vida fazia sentido.
Há mais celebridades que falam da depressão pós-parto e chamam à atenção para a saúde das mães após "darem à luz". Conheça-as em baixo.
Comentários