O nosso olhar sobre o bem-estar mudou por completo a partir do momento em que fomos afetados pelo Covid. A nossa saúde - física e mental - ficou seriamente abalada e as pessoas começaram a priorizar a qualidade de vida acima de tudo. Desde então, o setor do bem-estar tem vindo a crescer cada vez mais, num mundo pós-Covid, com novas e diferentes tendências como medida de prevenção para possíveis cenários de tensão.
2022 foi o ano da meditação, da gestão de conflitos e stress, da realidade virtual, do jejum intermitente, entre outros. 2023 promete ser o ano da desintoxicação digital e da priorização da saúde mental. Curiosa? Fique a saber as tendências de bem-estar para este novo ano.
De volta à "Vida ao ar livre"
O 'Friluftsliv' está de volta! Um conceito de estilo de vida nórdico que se traduz literalmente em “viver ao ar livre” e encoraja as pessoas a passarem mais tempo na natureza, independentemente das condições atmosféricas. Mesmo no auge do inverno, grupos de amigos costumam encontrar-se ao ar livre, fazer caminhadas e piqueniques juntos. Por isso, em 2023 seja como os nórdicos, faça longas caminhadas, exercícios ao ar livre ou planeie um passeio de bicicleta no fim de semana, pelo bem da sua saúde mental.
Comer "menos" para dormir mais
Nem sempre é fácil dormir a quantidade de horas desejadas. Uma das maneiras mais populares de poupar o nosso corpo do stress da falta de sono é ajustar a nossa alimentação às rotinas noturnas. Estudos comprovam que a qualidade do sono melhora quando os nossos hábitos alimentares estão alinhados ao ritmo circadiano. Isto leva-nos à Crononutrição, o conceito que descreve a relação entre a alimentação e o ritmo circadiano e que nos ensina a substituir as refeições pesadas à noite por uma alimentação mais "leve".
Yoga Facial
Para este yoga não vai precisar de tapete. O yoga facial é uma rotina composta por massagens e exercícios que ajudam a estimular os músculos, a pele e o sistema linfático ao redor da área facial. Pensa-se que suaviza e relaxa os músculos do rosto, aliviando os sinais visuais de tensão, stress e preocupação.
Saúde do cérebro
O cérebro é indiscutivelmente o órgão mais complexo do corpo humano. Também conhecido como o centro de comando, o cérebro influencia todos os nossos domínios cognitivo, sensorial, social-emocional, comportamental e motor. Daí ser tão importante cuidar dele como cuidamos da pele e do resto do nosso corpo. Hoje em dia já existem espaços e tratamentos específicos para o cuidado do cérebro, como é o caso da Rituals, que dispõe de um spa exclusivo em Amesterdão para o bem-estar do cérebro e da nossa mente, o Mind Spa.
Alimentação sustentável
À medida que as mudanças climáticas continuam a causar impactos no nosso meio ambiente, os consumidores estão, cada vez mais, à procura de maneiras de contribuir positivamente para o planeta. Isso inclui ser mais ecologicamente consciente quando se trata de comida. Comprar alimentos sazonais e com baixo impacto ambiental, planear refeições, comer em comércio local são tudo opções conscientemente mais ecológicas e sustentáveis.
Digital detox
A nossa crescente dependência de smartphones e tablets (olá redes sociais, olá TikTok) está a fazer com que muitas pessoas reconsiderem a sua relação com os dispositivos electrónicos e em 2023 isso dará origem à desintoxicação digital. É provável que veja mais pessoas a abandonarem as redes sociais, assim como o surgimento de aplicações que ajudem a monitorizar o seu tempo de ecrã.
Comentários