À medida que avançamos para um mundo cada vez mais acelerado e tecnológico, mais pessoas procuram formas de se desligarem do stress quotidiano e de cultivar uma vida que promova o bem-estar físico, mental e emocional. Nesse aspeto, a chegada de um novo ano é sempre um incentivo para mudanças, seja de visual, hábitos ou rotinas.

2023 foi o ano de regressar ao exterior e de promover um estilo de vida ao ar livre, fazer um detox digital, valorizar mais o sono e a saúde do nosso cérebro. O próximo ano promete elevar o auto-cuidado o a um outro patamar e trazer novas tendências aos nossos radares de bem-estar. Fique a conhecê-las.

Priorizar as pequenas coisas da vida

Dar vida e energia de volta às coisas simples da vida é uma das tendência de bem-estar a seguir no próximo ano. Fazer coisas simples, como ver o pôr-do-sol, preparar o jantar, ler um livro, ouvir uma música ou estar simplesmente a apreciar um bom vinho é uma prática saudável com impacto na nossa saúde física e mental.

Menos cafeína, mais verduras

Cada vez mais pessoas estão a explorar os benefícios de deixar de consumir cafeína. Não só ajuda a melhorar a qualidade do sono como ajuda o corpo a absorver melhor micronutrientes como cálcio, ferro e vitaminas B. Em contrapartida, mais pessoas estão a aderir aos smoothies verdes, que são autênticas bombas nutritivas com múltiplos benefícios para a nossa pele, corpo e mente. Por isso já sabe, menos café e mais verduras!

Exercícios de respiração

Quem pratica yoga ou pilates já deve estar habituado aos exercícios de respiração. Espera-se que em 2024 esta prática que se torne um hábito na rotina de mais pessoas pelos inúmeros benefícios que trazem ao nosso bem-estar: aumento de energia, níveis equilibrados de PH no sangue, melhoria da força pulmonar e aumento do foco, entre outros.

Suplementos Alimentares

Com a vida por vezes demasiado stressada, os nossos esforços focados no bem-estar e saúde nem sempre são suficientes. Vamos normalizar e aceitar a ajuda de suplementos que reforçam as nossas capacidades cognitivas e de combate ao stresse do nosso corpo e ajudam a encontrar um melhor equilíbrio mental e emocional.

Ginásios Sustentáveis

Estudos indicam que a Geração Z tem mais consciência ecológica do que as gerações mais velhas e, como tal, será inevitável a procura por “ginásios sustentáveis”. Isto passa por um ginásio amigo do ambiente, que se esforça por usar equipamentos energeticamente eficientes, energia renovável, produtos de limpeza não tóxicos, ao mesmo tempo que reduz o uso de água.

Treinos Virtuais

Em 2024 também se pode esperar um aumento de pessoas que trocam o ginásio por um estúdio virtual. Durante a pandemia, muitos de nós experimentamos treinar em casa com a ajuda de apps e vídeos de treino. E é fácil de perceber o porquê dos treinos virtuais terem cada vez mais adeptos: permitem exercitar no conforto e na privacidade das nossas próprias casas e oferecem uma flexibilidade constante.