Se outrora esta prática era vista de lado, o pole dance tem sido cada vez mais procurado como uma forma de praticar exercício pelos seus múltiplos benefícios associados, que vão dos físicos aos mentais.

Pensa-se que a origem desta dança venha de países como a Índia, China e Grécia, mas é nos anos 50 que se torna conhecida nos clubes de striptease e em espetáculos de burlesco. A partir dos anos 90, tornou-se uma prática artística e desportiva, juntando dança, ginástica e fitness à volta de uma barra vertical.

Atualmente, a dança está na moda, somando praticantes a cada dia. No entanto, ainda é desconhecido para muitos. A Miranda traz-lhe cinco grandes benefícios do pole dance que a vão convencer a conhecer a dança, com a ajuda do Urban Sports Club.

Aumento da coordenação motora e equilíbrio

A prática do pole dance depende em grande parte de coordenação, memorização e compreensão dos movimentos na barra e, por isso, é uma modalidade com alguma exigência física, mas também mental. Ao trabalhar o corpo e a mente, esta dança ajuda a desenvolver uma maior coordenação motora e consciência corporal.

Vamos dançar? 6 estúdios de norte a sul do país para aprender
Vamos dançar? 6 estúdios de norte a sul do país para aprender
Ver artigo

Tonificação muscular e aumento de resistência

A modalidade trabalha toda a musculatura do organismo. Trabalha sobretudo os músculos superiores, essenciais para as acrobacias na barra, fortalece os abdominais, e tonifica as pernas. Tem sido cada vez mais procurada como alternativa a práticas de tonificação mais convencionais e os resultados aparecem com bastante rapidez.

Aumento da flexibilidade

Os movimentos envolvidos no pole dance implicam alongamentos, flexão e contorção. À medida se vai praticando, o aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios da modalidade – o que representa várias vantagens para a saúde do corpo: impede um desgaste prematuro das articulações, má postura, e a longo prazo ajuda a aumentar a capacidade para movimentos básicos como caminhar ou levantar. O aumento de flexibilidade é também uma condição para avançar no nível da prática desportiva.

Aumenta o gasto calórico

O pole dance é uma modalidade muito completa, dada a sua capacidade de trabalhar várias partes do corpo com eficácia, sendo possível queimar até 400 calorias numa aula. Os movimentos, o equilíbrio e a capacidade de erguer o peso do corpo usando apenas a barra como apoio, fazem com que a dança, aliando o treino de cardio com o treino de força, seja um excelente exercício para quem procura uma forma diferente de manter a atividade física.

Benefícios para a saúde mental

Os benefícios desta dança verificam-se também na saúde mental de quem o pratica. Ao progressivamente dominar os movimentos e exercícios o praticante de pole dance acaba por aumentar a sua autoestima. Através das roupas, dos movimentos, da expressão livre através do corpo, a confiança adquirida ao longo do tempo gera uma atmosfera de bem-estar consigo próprio com inúmeros benefícios para a saúde mental.