Ninguém nasce a gostar de café. O café é um daqueles gostos adquiridos, do qual aprendemos a gostar. E não será preciso apresentar aqui qualquer elaborado estudo que comprove aquilo que vemos acontecer à nossa volta todos os dias: oferecer um café é um sinal de cortesia, combinar um café com amigos é um sinal de união, e beber café assim que acordamos é (quase sempre) um imperativo. Mas, tradições e hábitos à parte, sempre que bebemos um café, o impacto no nosso corpo não se nota só na energia e no humor.

#BodyShaper: dicas para prevenir a celulite
#BodyShaper: dicas para prevenir a celulite
Ver artigo

Sabia que o café está cheio de componentes antioxidantes, tonificantes e anti-sépticos, como os ácidos gordos e a vitamina E? Por outras palavras, isso significa que o café é um excelente antioxidante – combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento rápido das células – além de queimar gordura, ativar a micro circulação, tonificar e hidratar a pele. Mas atenção, duas a três chávenas de café diárias é a dose recomendada pelo bom senso.

Na Beleza, os seus beneficios também já foram comprovados. Está provado que o café tem ótimos resultados no combate às olheiras e ainda atua contra a celulite. O motivo é o mesmo: o café ativa a circulação sanguínea, funcionando como um descongestionador, capaz de reduzir o inchaço e atenuar o aspecto marcado e cansado naquela zona.

#ÁguaPelaBarba: ooops, preenchi as olheiras
#ÁguaPelaBarba: ooops, preenchi as olheiras
Ver artigo

Pode ainda ser usado como esfoliante, o café é um recurso natural muito eficaz na remoção das células mortas, além de funcionar como anti-inflamatório e calmante da pele, quando esta está irritada ou com sinais de vermelhidão. Tendo um forte efeito adstringente, o café elimina os maus cheiros (quem não gosta do perfume a café pela manhã?), ao mesmo tempo que promove uma limpeza profunda, protegendo a pele dos ataques diários a que está sujeita, seja através da poluição, seja do tabaco ou do excesso de sol.

Mas não é só na pele que o café faz a diferença. Os efeitos no cabelo também já estão cientificamente provados. A cafeína, ao penetrar nos fios, protege as raízes do impacto negativo da testosterona, responsável pela queda de cabelo. Graças às suas propriedades estimulantes, o café favorece não só o crescimento do cabelo, como faz com que ele cresça mais forte e saudável.

Tudo boas razões para continuar a beber café. E, a partir de agora, deixá-lo entrar também na sua rotina de Beleza diária.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.