Ter um estilo de vida saudável é fundamental para manter o coração a bater forte e uma saúde de ferro. Falamos de uma alimentação equilibrada e, claro, a prática recorrente de exercício físico. O treino cardiovascular não só evita condições cardíacas, é o exemplo da hipertensão, como previne doenças crónicas, é o caso da diabetes, cancro, asma ou doenças renais.

Saúde: 5 atividades físicas que promovem o bom funcionamento do coração
Saúde: 5 atividades físicas que promovem o bom funcionamento do coração
Ver artigo

Quando se fala de treino cardiovascular, ou apenas cardio, como é chamado informalmente, a corrida é a primeira modalidade em que pensamos. O que afasta muitos deste tipo de treinos, já que nem todos são fãs de correr. Contudo, existem muitos outros desportos com os mesmos benefícios e que podem até ser feitos em pares ou grupo. Com a ajuda da Urban Sports Club, a Miranda traz-me oito modalidades que substituem a corrida e mantêm o cardio em dia.

Caminhar

Se não gosta de correr, caminhe! Um estudo da Harvard Medical School indica que caminhar cerca de duas horas e meia por semana – ou seja, apenas 21 minutos por dia – pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%. A caminhada pode ser feita em qualquer lugar, sozinha ou acompanhada e sem a necessidade de equipamentos. O que podemos pedir mais?

Natação e hidroginástica

A natação é dos desportos mais completos e com grandes benefícios para o coração, articulações, peso e postura e ainda é ideal para libertar stress e reduzir ansiedade. Na mesma lógica da corrida e caminhada, a natação pode não ser para todos na medida em que despendemos de uma grande quantidade de energia.

Nestes casos, a hidroginástica é a alternativa perfeita. Esta tem um impacto muito positivo no sistema cardiovascular: melhoria da circulação sanguínea e diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca, devido ao aumento da contração muscular e atividade aeróbica. Tudo isto, com pouca pressão sobre as articulações do corpo, prevenindo, assim, lesões nos ossos e músculos.

Cycling

O cycling é o exercício físico tendência do momento. Os estúdios bem giros e playlists temáticas tornaram a modalidade mais que um treino, uma saída cool com amigas. Por ser um exercício que une o treino aeróbico de média e alta intensidade, proporciona enormes benefícios na circulação sanguínea e na respiração. Pela intensidade do exercício, a corrente sanguínea funciona ao máximo permitindo, assim, que os pulmões recebam o oxigénio de maneira eficiente, distribuindo pelas células, os nutrientes necessários para o corpo. Conheça alguns dos sítios mais cool onde praticar esta modalidade, aqui.

Boxe ou kickboxing

Haverá algo melhor para libertar toda a tensão, que uns bons murros ou pontapés? Talvez não. O boxe e kickboxing são óptimos para regular os níveis de ansiedade e stress, muitas vezes são responsáveis por doenças cardíacas e melhora o desempenho cardiorrespiratório. Acrescentamos ainda o facto de aumentar a força e resistência. Em pares ou no saco, calce as luvas e dê uma bela tareia, pela sua saúde.

Está de chuva? 4 desportos indoor que nos deixam sem desculpas
Está de chuva? 4 desportos indoor que nos deixam sem desculpas
Ver artigo
Treino de força

Se pensa que o treino com pesos serve apenas para tonificar os músculos, engana-se. Quando combinado com exercício aeróbico, como é o caso do cross training, tem benefícios para o coração como a redução da tensão arterial e o controlo dos níveis de colesterol no sangue.

Remo

Tal como a natação, o remo é um desporto super completo já que movimenta todo o corpo. Este pode ser feito no ginásio, no respetivo aparelho, e é um óptimo treino cardiovascular e de resistência. Para além disso, é ideal para diminuir o peso e tonificar a zona dos abdominais e gluteos, sem impacto. No entanto, mesmo com uma lista extensa de benefícios, pode ser uma modalidade de alta intensidade, tendo de estar atenta e ir com calma.

Pole dance

O pole dance incorpora dança, ginástica e fitness, tem sido cada vez mais procurada como forma alternativa de prática desportiva com diversos benefícios associados à saúde cardiovascular. Ao situar-se entre a atividade física moderada e intensa, mantém a frequência cardíaca elevada e incorpora todo o corpo, mesmo num nível iniciante. Sem esquecer que é excelente para aumentar a confiança e auto-estima da mulher.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.