O coração é o grande motor da máquina que é o nosso corpo. A nossa saúde e bem-estar dependem do seu bom funcionamento, sendo fundamental cuidar dele, não apenas através da alimentação e de boas práticas de vida, como também através do exercício físico. Muitos são os exercícios de "cardio" que sabemos ajudar nesta tarefa, como a corrida, o remo, saltar à corda, entre outros. Contudo, não precisa de ficar por aqui.

Para tornar a sua rotina de treino ainda mais interessante, a Miranda traz-lhe cinco atividades físicas que promovem o bom funcionamento do coração, sugeridas pela plataforma Urban Sports Club. Esta conta com parceiros por todo o país, onde poderá realizar as atividades sugeridas. Vamos lá pôr esse coração a bater a bom ritmo!

Como manter a forma depois dos 40? As dicas de um nutricionista e PT
Como manter a forma depois dos 40? As dicas de um nutricionista e PT
Ver artigo

1. Pilates

As atividades físicas moderadas e regulares, como o pilates, ajudam a reduzir o risco de problemas cardíacos. Este trabalha o corpo e a mente, promovendo o aumento da capacidade respiratória, o ganho de massa muscular e uma maior oxigenação sanguínea durante o exercício, o que, consequentemente, aumenta o bom funcionamento cardíaco e cerebral.

2. Natação

Não é novidade que a natação é dos desportos mais completos em termos de benefícios para a nossa saúde, sendo recomendado por especialistas em qualquer idade. Esta modalidade faz com que todos os músculos do nosso corpo entrem em ação, trazendo benefícios para o coração, as articulações, o peso ou a postura. É também perfeito para libertar stress e reduzir ansiedade.

3. Ténis

Um dos clássicos do desporto, é perfeito para acelerar o coração. Os desportos de raquete, como o padel, que soma cada vez mais adeptos nos últimos tempos, o ténis-de-mesa, o badminton e o squash, são sempre divertidos e dinâmicos, perfeitos para praticar com amigos e família.

Agachamentos: o segredo para uns glúteos de sonho
Agachamentos: o segredo para uns glúteos de sonho
Ver artigo

4. Dançar

Para quem não é o maior fã de idas ao ginásio, a dança é uma alternativa saudável e divertida, em grupo ou individualmente, e menos monótona do que um conjunto de máquinas para treino individual. Do samba ao tango, da salsa ao hip hop, a dança estimula uma melhor circulação do sangue e é uma atividade amiga do coração.

5. Tai Chi

O Tai Chi tem fortes evidências de benefícios, tanto na prevenção como na recuperação de problemas cardíacos, já que melhora o condicionamento aeróbico, comprovado por testes cardiopulmonares. Esta arte marcial promove uma combinação de fatores benéficos para eventuais problemas cardíacos: trabalha a respiração, em sincronia com os movimentos, o que cria um maior relaxamento e, consequentemente, reduz a pressão.

Espreite os aparelhos perfeitos para fazer o seu treino dentro de casa, faça chuva ou faça sol:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.