Desenvolvido na década de 20 por Joseph Pilates, a prática com o apelido do seu criador tem somado cada vez mais fãs nos últimos anos. O Pilates está assente em seis princípios: concentração, centralização, fluidez, respiração, precisão e controlo. E são inspirados nestes pilares que são criados e realizados os exercícios.
O Pilates é uma das formas mais populares de fazer exercícios, não apenas pela sua longa lista de benefícios, mas também por poder ser praticada em qualquer idade, sendo adaptado a cada condição física, lembrando que se trata de uma atividade de baixo a médio impacto.
Sabia que existem vários estilos de Pilates?
Existem diferentes tipos de Pilates que trabalham o corpo de formas diferentes. Existe o Pilates clássico (ou original), o contemporâneo que já utiliza alguns acessórios como bolas de Pilates, bandas elásticas, halters, entre outros. O Pilates Funcional e o Power Pilates são versões mais ritmadas, rápidas e intensas para fãs de ritmos acelerados, que procuram queimar colorias e aumentar a capacidade respiratória e cardíaca. Se o objetivo é tonificar o corpo, tem equilíbrio e gosta de ficar suspenso, o Pilates Aéreo é o estilo perfeito para si. Existe ainda uma componente de terapia com o Pilates Clínico, realizado com o objetivo de recuperar de lesões.
Benefícios do Pilates:
- Melhorar e corrigir a postura;
- Aumentar a flexibilidade;
- Diminuir o stress e ansiedade e melhora o humor;
- Aliviar tensão muscular e dores de costas;
- Fortalecer e tonificar o corpo promovendo o ganho de massa muscular;
- Melhorar a condição cardíaca e cerebral, devido à maior oxigenação do sangue;
- Aumentar a força e melhorar a coordenação motora;
- Aumentar a capacidade respiratória;
- Prevenir e reabilita lesões músculo-esqueléticas;
- Diminuir o cansaço e ajudar a dormir melhor.
E porque não faltam bons motivos para praticar Pilates, investigámos oito estúdios de norte a sul do país para começar a praticar este exercício e sentir os seus benefícios rapidamente. Espreite abaixo.
Comentários