Já não é novidade que o TikTok se tornou uma verdadeira fonte de tendências de Beleza e nós, na Miranda, estamos sempre de olho nisso. Afinal de contas, quem não gosta de um bom truque ou dica de beauty? No que diz respeito aos cabelos, o último hashtag a bombar foi #ricewater, ou seja rice water, "água de arroz" em português. Se se está a questionar porquê, nós explicamos tudo.
Ao procurar esta trend na rede social, vai encontrar centenas de vídeos onde são mencionados os benefícios da água de arroz para o cabelo (e existem também para a pele). Entre eles, estimular o crescimento, deixar o cabelo mais brilhante e forte, diminuir o frizz e, ainda, fortalecer o couro cabeludo. Mas esta receita caseira não é novidade, há quem diga que é usada há séculos por mulheres asiáticas.
O arroz é uma fonte rica em aminoácidos, vitamina E e antioxidantes, que ajudam na reconstrução do fio. Daí ser encarado como o novo Santo Graal na rotina capilar. Contudo, é necessário ter atenção à porosidade do seu fio. Se o seu cabelo tiver baixa porosidade, deve reduzir a utilização da água de arroz, a fim de evitar uma quantidade excessiva de proteína no fio, que terá o efeito contrário ao desejado. Ou seja, pode deixá-lo fraco, quebradiço e baço.
Como fazer a água de arroz? Para além de reclamar todos estes benefícios, ainda é super simples de fazer! Basta lavar o arroz, voltar a colocar água e deixar repousar por algum tempo. Aqui as opiniões dividem-se, já que há quem deixe por algumas horas ou ainda de um a três dias. Pode também simplesmente utilizar a água de cozer o arroz. Alguns vídeos deixam ainda a dica de acrescentar casca de laranja ou algumas gotas de óleo essencial (à escolha).
Como aplicar? A água de arroz pode ser introduzida de várias formas na sua rotina de cuidados. Em modo "pré-poo", antes da lavagem; entre o champô e o condicionador/máscara; ou ainda como máscara, deixando atuar durante cerca de 10 minutos.
Comentários