Já não é novidade que o TikTok se tornou uma verdadeira fonte de tendências de Beleza e nós, na Miranda, estamos sempre de olho nisso. Afinal de contas, quem não gosta de um bom truque ou dica de beauty? No que diz respeito aos cabelos, o último hashtag a bombar foi #ricewater, ou seja rice water, "água de arroz" em português. Se se está a questionar porquê, nós explicamos tudo.

Como arrasar no eyeliner? Esta técnica (mirabolante) de TikTok ensina
Como arrasar no eyeliner? Esta técnica (mirabolante) de TikTok ensina
Ver artigo

Ao procurar esta trend na rede social, vai encontrar centenas de vídeos onde são mencionados os benefícios da água de arroz para o cabelo (e existem também para a pele). Entre eles, estimular o crescimento, deixar o cabelo mais brilhante e forte, diminuir o frizz e, ainda, fortalecer o couro cabeludo. Mas esta receita caseira não é novidade, há quem diga que é usada há séculos por mulheres asiáticas.

O arroz é uma fonte rica em aminoácidos, vitamina E e antioxidantes, que ajudam na reconstrução do fio. Daí ser encarado como o novo Santo Graal na rotina capilar. Contudo, é necessário ter atenção à porosidade do seu fio. Se o seu cabelo tiver baixa porosidade, deve reduzir a utilização da água de arroz, a fim de evitar uma quantidade excessiva de proteína no fio, que terá o efeito contrário ao desejado. Ou seja, pode deixá-lo fraco, quebradiço e baço.

Este é o truque para pestanas extra volumosas e já bomba no TikTok
Este é o truque para pestanas extra volumosas e já bomba no TikTok
Ver artigo

Como fazer a água de arroz? Para além de reclamar todos estes benefícios, ainda é super simples de fazer! Basta lavar o arroz, voltar a colocar água e deixar repousar por algum tempo. Aqui as opiniões dividem-se, já que há quem deixe por algumas horas ou ainda de um a três dias. Pode também simplesmente utilizar a água de cozer o arroz. Alguns vídeos deixam ainda a dica de acrescentar casca de laranja ou algumas gotas de óleo essencial (à escolha).

Como aplicar? A água de arroz pode ser introduzida de várias formas na sua rotina de cuidados. Em modo "pré-poo", antes da lavagem; entre o champô e o condicionador/máscara; ou ainda como máscara, deixando atuar durante cerca de 10 minutos.

Na galeria, encontra cuidados de cabelo com arroz na sua fórmula:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.