Só quem está a passar pela menopausa sabe o quão desagradável podem ser os afrontamentos. Tão depressa nos sentimos bem, como de repente surge uma sensação súbita e incontrolável de calor intenso, que geralmente começa no rosto e no pescoço e pode espalhar-se pelo corpo. Assim como o suor excessivo, que pode ocorrer tanto de dia como de noite, levando a suores noturnos que perturbam o sono.
Como se já não fosse suficientemente desafiante, todos estes sintomas tendem a intensificar-se no verão devido ao aumento das temperaturas. Porém, com algumas mudanças no estilo de vida e estratégias para lidar com o calor, é possível minimizar o desconforto dos afrontamentos e desfrutar do verão de maneira mais confortável - e fresca.
Como aliviar o calor intenso dos afrontamentos no verão
Roupas adequadas: use roupas leves, de tecidos naturais como algodão ou linho, que permitem a pele respirar. Utilizar a técnica da "cebola", isto é, vestir-se em camadas também pode ajudar a ajustar rapidamente a temperatura corporal.
Manter-se hidratada: tenha sempre à mão uma garrafa de água - se possível fresca - para ajudar a regular a temperatura do corpo num momento de calor intenso. Evite também bebidas alcoólicas ou com cafeína.
Alimentação adequada: consuma alimentos frescos e leves, como frutas, vegetais e saladas, e evite comidas picantes para não piorar a sensação de calor.
Ambiente fresco: desde ventoinhas portáteis e ar-condicionado a banhos frios, há muitas formas de manter-se mais fresca. À noite, use a mesma técnica em camadas na cama: um lençol mais fino e um edredom mais quente por cima para quando o calor desaparecer.
Atividades físicas: se pratica exercício físico regularmente, faça preferencialmente em horários mais frescos do dia, como de manhã cedo ou ao final da tarde. Atividades como ioga e meditação podem ajudar a reduzir o stress, um dos fatores que desencadeiam afrontamentos.
Comentários