A menopausa pode representar uma fase difícil na vida de uma mulher. A desregulação hormonal, com a diminuição da produção de estrogénio e progesterona, e o fim da menstruação, podem afetar as mulheres, não apenas física como emocionalmente.
Chegada esta fase e devido à quebra hormonal, podem surgir vários sintomas como as alterações do ciclo menstrual, dores de cabeça, dores abdominais, afrontamentos e aumento de peso. Muitas mulheres sentem-se extremamente cansadas, têm insónias, alterações de humor, suores noturnos, secura vaginal, alterações da pele, falta de concentração, dores articulares, entre outros. Sendo um processo que difere muito de mulher para mulher, este pode ser levado de formas diferentes, e é aí que entra a homeopatia.
Este tipo de terapia pode revelar-se uma boa aliada na prevenção e controlo de alguns sintomas, sendo isenta de toxicidade ou de efeitos secundários, e pode igualmente ser usada em combinação com a terapia hormonal. A explicação é dada pela Dra. Maria Alfaro, homeopata pelo Centro de Educação e Desenvolvimento da Homeopatia (CEDH), que ainda acrescenta alguns dos tratamentos homeopático mais usados durante a menopausa:
- Lachesis mutus – indicado no alívio dos episódios de calor e os sufocos;
- Sepia oficinallis – indicado para a secura vaginal, os sufocos e suores noturnos;
- Cimicifuga racemosa – contém substâncias estrogénicas que ajudam a aliviar os incómodos provocados na pré e pós-menopausa, especialmente os afrontamentos e a secura vaginal;
- Ignatia amara – auxilia no tratamento da ansiedade, nervosismo, variações de humor e insónias ocorrentes durante a menopausa;
- Aurum Metallicum – para o tratamento das cefaleias e enxaquecas, próprias desta fase.
Para um alívio dos sintomas através de medicamentos homeopáticos é fundamental adoptar um estilo de vida saudável. Estes podem também ajudar na prevenção de problemas como a osteoporose, hipertensão e problemas cardiovasculares, diabetes, alterações da tiroide, entre outros, que podem surgir nesta fase da vida da mulher. Uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regular, exposição solar e a prática da meditação, podem também ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.
Comentários