A última colecção de Karl Lagerfeld para a Chanel foi apresentada ontem, em Paris, num set com montanhas cobertas de neve e um enorme chalet - o Chalet Gardenia -, de onde as modelos apareciam, uma a uma, para desfilar. O desfile para o Outono-Inverno 2019 da Maison francesa foi em simultâneo a última apresentação do trabalho do criador e uma homenagem ao mesmo, que faleceu aos 85 anos no passado mês de Fevereiro.

Em termos de Beleza, os looks também foram criados a pensar em Karl Lagerfeld. Sam McKnight, responsável pelos cabelos, quis regressar aos clássicos que o designer adorava. "Hoje foi uma celebração da passagem do Karl pela Chanel", explicou o hairstylist. "Dei-lhe todas as coisas de que ele mais gostava: camélias, laços, broches no cabelo." As modelos desfilaram de cabelos soltos e ondulados, adornados com os acessórios favoritos do designer, entre eles ganchos com o emblema Chanel (em dourado, cobertos de pérolas, ou em tweed colorido) que o próprio Largerfeld tinha feito para o desfile.

A maquilhagem, criada por Lucia Pica, inspirou-se nas bochechas rosadas e na pele fresca depois de um dia passado numa estância de ski. Os lábios foram pintados em tons rosa velho, tijolo e nude, e os olhos realçados por um smokey eye suave e discreto. As sobrancelhas apareceram bem estruturadas na passerelle, acabando por ser as estrelas de um visual jovem e fresco.

Deste desfile de despedida fizeram parte Cara Delevingne, Penélope Cruz e outras musas que inspiraram o criador ao longo dos tempos. Da própria colecção à Beleza, a mais recente apresentação da Chanel foi uma forma de relembrar Lagerfeld, e o impacto que o designer teve na Moda e no mundo.