Karl Lagerfeld deixou-nos há quase quatro anos, mas a sua influência na Moda e na Beleza continua entre nós. Nascido na Alemanha, em Hamburgo, mudou-se ainda jovem para Paris, licenciando-se em Desenho e História. Em 1955, depois de ter vencido um concurso de casacos, foi convidado para ser assistente do designer de moda Pierre Balmain.
O primeiro passo estava dado e não tardou a lançar-se a solo. Após três anos na Balmain, decidiu aventurar-se com as suas próprias coleções, que foram mal recebidas pelo público.
A fama internacional chegou na década de 80, com a marca Chanel. Com o objectivo de continuar o legado que a fundadora Coco Chanel deixou, tornou-se diretor artístico da casa de moda francesa. A par com a Chanel, Lagerfeld esteve a bordo da direção criativa da marca italiana Fendi e chegou também a fundar a sua marca homónima de roupa, acessórios e calçado. Para além dos diversos projetos na moda, o aplaudido designer é conhecido pelo seu talento para a fotografia, tendo aberto, em 1988, a Lagerfeld Gallery.
Na Beleza, Karl Lagerfeld é um ícone. A par dos óculos escuros e das luvas, com o seu cabelo branco apanhado num rabo de cavalo, lançou uma tendência que perdura no tempo, apesar de no início da sua carreira ter mantido o cabelo na sua tonalidade natural, o castanho escuro.
Na maquilhagem, o designer estabeleceu várias parcerias. Em 2018, juntou-se à marca de makeup ModelCo para uma coleção limitada com mais de 50 produtos para rosto, olhos e lábios. Também a L'Oréal teve uma colaboração com Karl Lagerfeld: batons, sombras, máscara de pestanas e iluminador fazem parte da linha que concebeu para a marca de Beleza.
Uma vez, Karl Lagerfeld afirmou: "A noção de 'chique' é como uma maionese: ou tem sabor ou não tem." Palavras de sábio.
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