Estes são os cortes de cabelo tendência para este outono. Atreve-se a mudar de visual?
Estes são os cortes de cabelo tendência para este outono. Atreve-se a mudar de visual?
Ver artigo

Pintar o cabelo é um processo que nos pode trazer algumas dúvidas, como por exemplo, se é a cor certa para nós, se vamos gostar, se vai desbotar rápido ou sobre o estado em que os fios devem estar antes da aplicação da tinta. Isto porque, provavelmente, já ouviu falar que o ideal é deixá-lo "sujo", pois a oleosidade ajuda a proteger o couro cabeludo. Mas será verdade ou mito? Foi o que quisemos saber junto da hairstylist Helena Ferreira, cabeleireira há mais de 20 anos.

Afinal, deve-se lavar o cabelo antes de pintar?

A resposta certa é: depende. "Pode depender do produto e da marca, porque há marcas que pedem cabelo e couro cabeludo limpo. Mas a sujidade também pode ajudar a proteger em casos de couros cabeludos mais sensíveis", afirma.

A explicação é muito simples: quando os fios estão oleosos, criam uma espécie de película protetora, que vai ajudar a diminuir qualquer tipo de irritação no couro cabeludo e a manter a hidratação das pontas, evitando que estas fiquem demasiado secas.

A oleosidade excessiva no cabelo pode comprometer a cor

Mas atenção, não significa que deve ficar muitos dias sem lavar o cabelo antes da coloração. A aplicação da tinta depende também da sujidade do cabelo. "Se estiver muito sujo, pode até dificultar o trabalho, uma vez que a coloração não irá atuar na cutícula do cabelo", alerta a profissional.

Por isso, para garantir um bom resultado, lave o cabelo na véspera ou então fale primeiro com a sua hairstylist para que esta a possa aconselhar da melhor forma.

Qual o principal cuidado a ter com o cabelo antes da coloração?

Fazer sempre um diagnóstico antes de cada trabalho técnico. "Acho que é essencial para perceber o que a cliente pretende, mas também para perceber questões mais técnicas como o estado da fibra capilar. Além disso, recomendo trabalhar sempre com produtos de qualidade, marcas e produtos que nos aportam segurança e confiança no trabalho, como por exemplo o Metal Detox, a grande inovação da L’Oréal, tendo vindo a revolucionar o mundo da coloração. Conseguimos neutralizar os metais, dá-nos segurança e qualidade, garantidas durante todos os processos, desde a coloração à descoloração e até à balayage".

Está a pensar pintar o cabelo? Fique a par das cores que serão tendência este outono: