A máscara pode substituir o condicionador.

Verdade. Em cabelos muitos secos ou danificados, o condicionador pode ser substituído pela máscara para uma hidratação ou nutrição reforçada. Isto acontece porque a máscara tem uma ação mais potente, podendo ser usada com maior regularidade em fios secos. No entanto, embora possa privilegiar a máscara na rotina de cabelo aconselhamos a que não deixe o condicionar, para evitar que o cabelo fique muito pesado.

Quanto mais tempo deixarmos a máscara capilar atuar, mais potente será a sua ação.

Mito. Embora, efetivamente, seja um mito existem duas teorias explicativas. Há especialistas que defendem que a máscara deixa de atuar após o tempo de tratamento indicado na embalagem, contudo, existem outros que afirmam que até aos 30 minutos o produto mantém a sua ação.

Seja qual for a opção correta, manter a máscara por mais tempo que o indicado não trará melhor resultados, os fios não vão ficar mais hidratados, nutridos ou reconstituídos. Há ainda quem defenda precisamente o contrário, que se deixar por muito tempo, começará a ter o efeito contrário.

Com que frequência se deve lavar o cabelo? Uma dermatologista e um cabeleireiro respondem
Com que frequência se deve lavar o cabelo? Uma dermatologista e um cabeleireiro respondem
Ver artigo
Quanto mais produto aplicar, melhor o resultado.

Mito. A explicação para este ponto prende-se com a mesma razão que a anterior. A quantidade de máscara aplicada deve prender-se unicamente com a densidade e grossura dos fios, garantindo que todos eles recebem o produto. A partir daí será apenas desperdício de produto e pode até ter um efeito contrário, já que quanto mais quantidade de máscara tiver, mais difícil será de retirar e se não for bem enxaguado, o cabelo ficará sujo muito rápido.

Deve-se absorver o excesso de água do cabelo, antes de aplicar a máscara.

Verdade. Retirar o excesso de água do cabelo, fará com que a máscara penetre em maior profundidade nos fios. Caso contrário, a água pode diluir o produto, diminuindo a sua ação. Dica: em fios porosos (que é o meu caso), o melhor mesmo é retirar a água com uma toalha de microfibras para garantir uma maior eficácia.

Não se deve aplicar máscara no cabelo oleoso.

Mito. Mesmo que o cabelo seja oleoso na raíz, não significa que não necessite de hidratação e nutrição no seu comprimento. Especialmente se estivermos a falar de cabelos com tratamentos químicos, como coloração ou alisamento, e que são expostos a ferramentas de calor ou radiação solar. Para além disso, existem máscaras para todo o tipo de necessidades, desde preservação da cor e, inclusive, máscara de couro cabeludo que ajudam a reduzir a oleosidade.

Ou se usa condicionador, ou se usa máscara, não há necessidade de aplicar ambos na mesma lavagem.

Verdade. A rotina capilar deve sempre ter dois momentos: lavagem e hidratação. A primeira fica por conta do champô, a segunda basta ser assegurada pelo condicionador ou máscara já que ambos vão, no fundo, ter a mesma função. A única diferença prende-se com a fórmula mais concentrada e potente para uma ação eficaz, como é o caso da máscara.

A máscara só pode ser usada uma vez por semana.

Mito. A máscara deve ser utilizada tendo em conta as necessidades do seu cabelo e o número de lavagens. Quanto mais secos e danificados estão os seus fios, mais vezes pode usar a máscara. No caso de cabelos oleosos ou lisos, que não necessitem de uma ação potente, uma vez por semana será necessária.