Desde que faço este truque (entre o champô e a máscara) que o meu cabelo está mais macio
Desde que faço este truque (entre o champô e a máscara) que o meu cabelo está mais macio
Ver artigo

Independentemente do seu tipo de cabelo, o condicionador e a máscara são dois produtos indispensáveis para o cuidado dos cabelos. Depois da lavagem, são eles os responsáveis pelo aspeto saudável, hidratado, suave e macio dos fios. Mas, apesar dessas semelhanças no efeito, e ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, um não pode substituir o outro. Afinal, qual a função de cada um? Como e em que ordem devem ser aplicados? Fique a saber tudo mais abaixo.

As diferenças entre condicionador e máscara de cabelo

Condicionador

Na hora da lavagem, o champô tem a função de abrir as cutículas e as escamas, pois a sua missão é agir como um detergente para eliminar todas as impurezas acumuladas nos fios e no couro cabeludo. O condicionador é o maior aliado do champô e deve ser sempre utilizado após a lavagem dos fios. Porquê? Porque o condicionador finaliza a função do champô, fechando as cutículas de forma a preservar os nutrientes que o creme acabou de entregar aos fios.

Além de também fazer uma hidratação externa, ajuda a devolver o óleo natural do cabelo, permitindo que adquiram novamente uma camada protetora e que é essencial para manter o aspeto nutrido e brilhante. O condicionador possui um pH mais ácido, o que ajuda também a equilibrar o pH e tem uma função anti-frizz.

Quando utilizar o condicionador: deve ser usado sempre após o champô ou após a máscara. Deve evitar-se passar o condicionar na raiz do cabelo para evitar o aparecimento de caspa. Aplique apenas do meio dos fios até às pontas.

Máscara

Nos dias em que desejar dar um cuidado extra ao cabelo, a máscara é a solução. Para além de fazer uma hidratação interna e externa, ajuda na recuperação de cabelos danificados. Encontra máscaras nas versões de hidratação, nutrição e reconstrução pois tem a missão de repor tudo o que os cabelos precisam para que fiquem fortes e saudáveis.

Mas atenção, a máscara não precisa de ser utilizada sempre que lava o cabelo. A periodicidade é determinada pelo estado do cabelo, ou seja, os mais saudáveis não necessitam de uma aplicação tão frequente, ao contrário dos fios mais secos, pintados ou com madeixas, danificados ou quebradiços.

Se aplicar a máscara corretamente, verá resultados quase imediatos: os cabelos ficam logo mais hidratados, nutridos e mais brilhantes.

Quando utilizar a máscara: deve ser aplicada depois do champô e antes do condicionador.

Já agora, fique a conhecer alguns condicionadores à venda em farmácias: