A urgência de desacelerar e travar as alterações climáticas é cada vez maior. Com os recursos naturais do nosso planeta a esgotarem-se a uma velocidade assustadora, cabe-nos a nós mudar o curso do futuro tráfico que se avizinha. Para isso, devemos incorporar na nossa rotina gestos que se reflitam no meio ambiente. A separação de resíduos e, por consequência, a reciclagem é um desses exemplos. A verdade é que nem sempre o fazemos, umas vezes por preguiça, outras por distração ou desconhecimento. Seja qual for o motivo, não existem desculpas. Para esclarecer todas as dúvidas, fizemos as perguntas à Sociedade Ponto Verde que esclareceu tudo. O planeta precisa da nossa ajuda, vamos lá.

Todas as embalagens de produtos de Beleza são recicláveis? Se não, quais as que podemos reciclar e quais as que não.

A reciclabilidade de cada embalagem depende dos componentes dos seus materiais, mas podemos dizer que a grande maioria das embalagens de produtos de Beleza são recicláveis. Basta seguir as regras da reciclagem: embalagens de plástico e metal, por exemplo, batons, bisnagas de base ou champôs, devem ir para o ecoponto amarelo; embalagens de papel e/ou cartão que normalmente envolvem os produtos cosméticos quando os compramos devem ir para o azul; e embalagens de vidro, como os cremes, séruns e alguns batons, devem ir para o ecoponto verde. Desta forma poderão ser transformadas e ganhar uma segunda vida (ou até mais vidas).

Como fazemos quando existe mistura de materiais na mesma embalagem (plástico e metal, plástico e vidro, vidro e plástico, por exemplo)?

Não é necessário separar nem rótulos, nem tampas, basta seguir a regra do ecoponto do material maioritário na embalagem. Por exemplo, um perfume cuja embalagem seja de vidro e apenas a tampa seja de plástico, ambos os componentes devem ser colocados no ecoponto verde e, posteriormente, a tampa terá o devido encaminhamento. Caso fosse separada e colocada sozinha no ecoponto amarelo, devido à sua pequena dimensão, poderia perder-se no processo de reciclagem.

Contudo, caso existam componentes de maior dimensão e seja possível separá-los, deverão fazê-lo. Se não, prevalece a regra do material predominante.

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Devemos enviar uma embalagem para reciclagem ainda com produto?

Antes de colocar qualquer embalagem no ecoponto respetivo, é aconselhável que o seu interior seja esvaziado, escorrendo o produto que ainda se encontra no seu interior.

O nosso conselho é que estejam sempre atentos de modo a não deixar passar os prazos de validade dos produtos, para não ser necessário descartá-los, antes de colocarem as embalagens para reciclegem. Contudo, quando isso acontece, no caso dos vernizes, por exemplo, o conteúdo deve ser colocado no lixo indiferenciado. No caso dos champôs e gel de banho, o conteúdo poderá ser deitado no lavatório, pois não irá prejudicar a qualidade da água.

Devemos lavar essas embalagens em casa? Se sim, como?

Não é necessário lavar as embalagens usadas antes de as colocar no ecoponto, pois a sujidade não irá prejudicar o processo de reciclagem. Basta escorrer o conteúdo e espalmar sempre que possível, para otimizar o espaço dentro do ecoponto.

Que gestos podemos ter neste sentido para sermos mais amigos do ambiente? Produtos com recargas, por exemplo?

Devemos sempre optar pelas embalagens que são mais sustentáveis e recicláveis. Por exemplo:

  • As de cores claras são mais facilmente recicláveis do que as de cores escuras – é que o preto, por exemplo, absorve a totalidade da luz emitida pelos sistemas de separação ótica, podendo impedir a correta identificação do tipo de embalagem.
  • As translúcidas ou transparentes são preferíveis às opacas, pois o material obtido a partir da sua reciclagem tem mais aplicações.
  • As que têm rótulos mais pequenos, logo mais superfície visível, permitem identificar melhor o material e encaminhar para a linha de reciclagem correta.
  • Devemos também optar por comprar embalagens de maiores dimensões e dar preferência à aquisição de recargas.
  • Se possível comprar embalagens que contenham incorporação de material reciclado.

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