Quase trinta anos depois, os portugueses voltaram a assistir a um casamento real. Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Araújo Martins trocaram votos neste sábado, 7 de outubro, na Basílica do Palácio de Mafra. Se por um lado, um casamento real deixa curiosidade pela sua cerimónia religiosa e as tradição culturais da monarquia, por outro, é uma fonte de inspiração no departamento da Beleza.

Esta era uma cerimónia há muito aguardada e, como sempre, todos os olhos estiveram postos na noiva. Maria Francisca subiu ao altar com um look moderno-tradicional, de vestido branco, simples e elegante, da autoria de Luzia Nascimento, costureira de alta-costura há 50 anos.

De cabelo apanhado com um clássico coque, a infanta usou uma tiara com 800 diamantes, que pertencia à rainha Dona Amélia, a última rainha de Portugal. Tal como manda a tradição, as jóias que a noiva usa têm sempre uma ligação à família e à história e também a pulseira de pedras azuis era da antiga rainha. Já os brincos são da mãe, Dona Isabel, os mesmos que usou no seu casamento, em 1995.

A maquilhagem seguiu a mesma linha clássica e elegante: a pele simples e natural, onde se destacaram os olhos com um toque de brilho dourado e máscara de pestanas, em sintonia com os lábios sóbrios de batom nude.

Ainda antes do casamento, os noivos tiveram direito a uma festa pré-casamento que se realizou na casa dos Duques de Bragança, em São Pedro de Sintra. Maria Francisca usou um look lindíssimo em homenagem ao Minho, com um traje de noiva tradicional da região, com as icónicas jóias 'Coração de Viana' em filigrana.

Convidadas

Vestido curto e chapéu era o que pedia o dress code e, de facto, as convidadas não desiludiram. O chapéu e a bandolete foram os acessórios mais vistos na cerimónia, de todas as cores e feitios.

Várias famílias reais da Europa marcaram presença, como por exemplo os príncipes Louis e Sébastien (filhos do Grão-Duque do Luxemburgo), bem como representantes das famílias reais do Liechtenstein e da Bélgica, entre outros países. Também governantes portugueses estiveram entre o grupo de mais de mil convidados.