Quem tem cabelo oleoso conhece bem a saga. Passamos o tempo todo a fazer contas à vida e a elaborar planos sobre quais os melhores dias para lavar o cabelo, certo? E se durante o ano, já é uma dor de cabeça para mantê-lo leve e fresco, no verão torna-se um pesadelo.

O sol, a piscina, o vento e o mar são todos fatores que contribuem para um cabelo pesado, baço e mais gorduroso. O acumular de resíduos da areia, do sal e do cloro nos fios pode obstruir os poros da raiz, estimulando ainda mais a oleosidade. Sem esquecer o fator mais importante desta estação, o calor, que faz aumentar a transpiração e a produção de sebo. Mas como cancelar o verão está fora de questão, reunimos 5 sugestões de como pode contornar o problema:

1. Lavar o cabelo com água fria ou morna

A temperatura da água é um dos elementos mais importantes para controlar o sebo. Apesar de a água quente ajudar na remoção das impurezas, estimula as glândulas sebáceas, deixando o cabelo mais oleoso. Por isso, dê preferência à água fria ou morna para manter o cabelo brilhante, macio e leve.

2. Evitar colocar amaciador no couro cabeludo

Seja amaciador, máscara, leave-in ou óleo, deve evitar colocar estes produtos na raiz do cabelo, uma vez que contêm fórmulas muito pesadas e hidratantes. O ideal é colocar do meio até às pontas dos cabelos, evitando que o produto se acumule no couro cabeludo e produza oleosidade. Lembre-se: enxaguar sempre muito bem.

3. Não dormir com o cabelo molhado

Ter este hábito durante o ano já é mau, no verão ainda pior. O ambiente húmido e quente do couro cabeludo pode gerar fungos e desregular a produção de sebo, podendo ser muito prejudicial para a saúde capilar. O melhor mesmo é evitar e, por isso, deixe-o secar ao natural ou, em caso de o lavar à noite, use o secador.

4. Usar champô seco

O champô seco é um ótimo aliado para contrariar a oleosidade e ganhar um dia extra com o look fresco e leve, sem precisar de lavar. Deixa os fios mais secos e com um aspeto fresco e mais bonito. Para além disso, é muito prático podendo aplicar onde e quando quiser.

5. Lavar com champôs leves, específicos para cabelos oleosos

Na hora de lavar o cabelo, usar um champô adequado para cabelos oleosos é meio caminho andado para um cabelo mais limpo e leve. As suas fórmulas são específicas para retirar todos os resíduos acumulados e oferecem uma limpeza profunda desde a raíz até às pontas, mantendo o equilíbrio da oleosidade.

Este verão acabe de vez com a oleosidade. Conheça 8 champôs para cabelos oleosos que limpam em profundidade e reduzem a produção de sebo:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.