É possível que nunca tenha ouvido falar de cronograma capilar, mas acredite, por detrás de um nome pomposo, está um método bem simples. Ora não é nada mais, nada menos, do que uma planificação de tratamento que tem como objetivo um cabelo saudável, forte e brilhante. O alvo são os cabelos danificados e fragilizados, quer por tratamentos químicos, quer por temperaturas elevadas. Para os trazer de volta à vida, é necessário entrar em três frentes: hidratação, nutrição e reconstrução. Já explicámos neste artigo, qual a diferença entre os três.

Cabelo: hidratação ou nutrição, sabe as diferenças?
Cabelo: hidratação ou nutrição, sabe as diferenças?
Ver artigo

Por consequência, o cronograma capilar consiste na utilização de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução. A rotina de tratamento começa nas quatro semanas e pode ser continuado até que veja os resultados desejados. A esquematização pode ser feita para lavar o cabelo duas ou três vezes por semana, onde será usada uma máscara específica, o segredo é não deixar passar mais de 48 horas entre cada aplicação. Desta forma, os fios capilares receberão um bom boost de ingredientes necessários à sua reconstrução, recuperando a definição, o brilho, mas em especial, a sua saúde. Embora existam já alguns modelos esquematizados Internet fora, é importante ter a certeza das necessidades do seu cabelo. Para isso, nada como recorrer ao seu cabeleireiro de confiança e até criarem um cronograma capilar juntos, para que os resultados sejam optimizados.

Cronograma capilar: sabe o que é? Nós explicamos
Exemplo de um cronograma capilar créditos: Carol Flores

Nota: é muito importante seguir à risca o tempo de atuação sugerido pela marca, caso contrário, não serão vistos resultados. Para além disso, nunca é demais lembrar que o champô deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e nunca no comprimento. Isto porque a oleosidade centra-se aí, os restantes óleos naturais devem conservar-se nos fios, evitando que se tornem secos e com frizz. O exemplo acima não passa disso mesmo, sendo apenas um esquema aleatório, de forma a elucidar como é feito um cronograma capilar.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda