Quem tem o cabelo grosso sabe bem a dificuldade que é mantê-los hidratados, nutridos, suaves e brilhantes. Por muito champô que se use, muita máscara que se aplique ou óleos sem conta ao deixar e acordar, a missão parece impossível. E sei bem do que se está a falar. Com a pele, o drama era o mesmo. Um dia, durante a minha busca incessante pelo produto perfeito, a colaboradora da perfumaria explicou-me "a tua pele não é seca, é desidratada. Não serve de nada nutrires, sem antes repores todos os níveis de hidratação", eis que tudo ficou claro na minha cabeça.
O cabelo funciona exatamente da mesma forma e, é por isso, que é importante lembrar antes de mais nada: a hidratação repõe os níveis de água, enquanto que a nutrição repõe a falta de nutrientes. Existe ainda outra incógnita nesta equação, a reconstrução é responsável por repor a perda de densidade. Para que o assunto fique bem esclarecido, estivemos à conversa com a hairstylist Maria Lourenço que nos explicou como percebemos o que o nosso cabelo realmente precisa.
"Um cabelo com falta de hidratação é mais poroso e com bastante frizz. É o caso dos cabelos expostos a fontes de calor, trabalhos técnicos e com excesso de frizz, estes necessitam de hidratação para devolver a humidade necessária para ficarem brilhantes, suaves e com cosmeticidade. Este processo sela o fio de cabelo" explica a profissional.
As melhores máscaras de hidratação capilar
"Um cabelo com falta de nutrição fica mais seco, indisciplinado, sem vitalidade e a maior parte das vezes com pontas duplas. Neste caso, é necessário de repor os nutrientes (lípidos e proteína) que são os responsáveis pela oleosidade natural do cabelo", continua a hairtylist. "Já a reconstrução é a solução para para cabelos porosos, reconstruindo a estrutura da fibras, ou seja preenchendo o fio de cabelo", remata Maria Lourenço.
Comentários