Susana Chaves - Diretora

A rotina de cuidados de cabelo da #TeamMiranda
Susana Chaves créditos: @susanachaves

Ok, não se riam porque a minha rotina de tratamento de cabelos é... tudo menos minimalista. Acho mesmo que envergonha qualquer rotina de rosto coreana. 12 passos? Pfff, isso é para meninos. A verdade é que, sendo altamente completa no que toca a tratamento, já é muito escassa nas idas ao salão. Penso que, precisamente por cuidar muito do cabelo (e couro cabeludo), não sinto necessidade de ir muitas vezes ao cabeleireiro (e o meu querido Patrick perdoa-me sempre). Visito o salão para cortar e pintar talvez umas duas ou três vezes por ano. Faço a manutenção da cor em casa e, se estiver para aí virada (e estou demasiadas vezes) também corto as pontas ou invento um escadeado home-made. Já ouviram dizer que o cabelo cresce?

Com todas as coisas negativas que o ano de 2020 nos trouxe, os meus cabelos seguramente não saíram prejudicados. Com mais tempo em casa e, eliminado o embaraço de um dia extra sem lavar, demasiado resíduo no couro cabeludo ou até de uma coloração temporária cor-de-rosa gone wrong, multipliquei quase por dois as oportunidades de testar ainda mais produtos. Yeay, pois é? A melhor descoberta, após todo este tempo foi perceber que, não só o cabelo "aguenta" e fica feliz com mais atenção e cresce, cresce... Posto isto, estes são os passos e o tipo de produtos que não dispenso, diária ou rotineiramente: máscara (aplicada antes do duche ou em substituto do condicionador); esfoliante de couro cabeludo (uma vez por semana, é incrível o efeito que faz); champô (vou alternando, por ex, para cabelos pintados, para cabelos longos, etc); condicionador ou máscara ou ampola de tratamento; leave-in em spray ao sair do banho; bálsamo misturado com óleo nos comprimentos ainda molhados; seco o cabelo ao ar a maior parte das vezes ou quase, quase até estar seco e depois finalizo com secador e... aplico mais um pouco de óleo nas pontas. Durante um dia inteiro sou rapariga para reaplicar óleo nos comprimentos e pontas talvez mais 4 ou 5 vezes. Várias vezes por semana aplico um sérum para o couro cabeludo, para fortalecer os fios e prevenir a queda sazonal. Escovo o cabelo de manhã e antes de deitar. Ah e uso perfume de cabelo. Claro.

 Descubra os produtos da rotina de Susana Chaves:

Joana Maia Rodrigues - Editora

A rotina de cuidados de cabelo da #TeamMiranda
Joana Maia Rodrigues

Entre o rosto e o cabelo é difícil dizer com qual deles me preocupo mais. Mas de uma coisa não tenho dúvidas: o cabelo dá muito mais trabalho. Antes de mais, nada como explicar o meu tipo de cabelo: couro cabeludo sensível com tendência a escamação e cabelo seco, mas assim, muito seco. O que é sinónimo de uma rotina complexa, que, por sua vez, é sinónimo de usar 732 produtos, que se vão adaptando às necessidades do mesmo. E se pensa que isto é resultado de mudanças de visual drásticas, não é, é da natureza dele. Já usei muito comprido, médio e acima dos ombros, mas quanto a coloração, apenas um balayage há menos de meio ano. (E ainda não desisti do ruivo). Quanto à textura, era encaracolado em pequena, um frisado horrendo na (maldita) adolescência, voltou aos caracóis e agora está num ondulado que ora amo, ora odeio.

Fiz balayage pela primeira vez e trago o guia completo sobre o assunto
Fiz balayage pela primeira vez e trago o guia completo sobre o assunto
Ver artigo

Ora, assim de repente, conto três champôs, duas máscaras, um pré-champô, um esfoliante de couro cabeludo, um pente e uma escova, na prateleira do meu chuveiro. Ah, e claro, não podiam faltar os finalizadores, pois não pode faltar um bom leave-in e um (ou vários) óleos de cabelo. Eu sei que pode parecer um exagero, mas a verdade é que todos eles são essenciais na função que desempenham. E como costumo dizer à família e amigos - e cai sempre bem -, "faz parte do meu trabalho (risos)".

Fora de brincadeiras, os meus fios são insaciáveis, logo faço uma super hidratação/reconstituição com o pré-champô da Olaplex e máscaras de reparação ou hidratação. Por ser tão seco, lavo apenas duas a uma vez por semana. Os champôs é obrigatório alternar entre tratamento do couro cabeludo - ou até mesmo anticaspa, an mudança de estação - e um que mantenha a hidratação do escalpe e fios. E de mês a mês, nada como uma esfoliação para dar um reset e detox. Depois do banho, os óleos e leave-in garantem a continuação do tratamento e o styling, sendo que 99% das vezes seca ao natural. O secador só entra em cena para acabar de secar a raíz antes de dormir, no caso de ter lavado à noite. Falando em óleos, são obrigatórios todos os dias, às vezes até ao acordar e deitar. E muito raramente, utilizo champô seco apenas na franja, quando esta fica oleosa. Et voilá! 

Os produtos que fazem parte da rotina de cuidados de cabelo da Joana Maia Rodrigues:

Liliana Pedro - Jornalista

A rotina de cuidados de cabelo da #TeamMiranda
Liliana Pedro créditos: @lilianarpedro

O cabelo é uma das minhas maiores perdições, pois considero-o como o toque final em qualquer o look, podendo, mesmo, fazer toda a diferença - para o bem e para o mal. Da adolescência até aos dias de hoje, tenho vindo a adoptar vários cortes e cores de cabelo. Do preto ao ruivo, do comprido - e até com extensões - ao mais curto, já me reeinventei à conta do cabelo. Hoje, mantenho-o na tonalidade loiro natural - com uma leve descoloração e madeixas - e com um bob curto com um alisamento à mistura.

Fiz um alisamento a laser e isto é tudo o que precisam de saber
Fiz um alisamento a laser e isto é tudo o que precisam de saber
Ver artigo

Os cuidados que tenho com o meu cabelo, que tem uma tendência à produção de oleosidade, são bastante minimalistas, na verdade. Para além do uso do Champô Brazilian Keratin da Beauty Impressive, para manutenção do liso, uso, frequentemente, nas pontas, a Máscara Repara e Protege da Pantene. Todos os fins de semana, aplico o Champô Elvive Colour Protect Anti-Brassiness Purple da L'Oréal Paris para manter o loiro impecável. Fora do banho, utilizo a Escova The Wet Detangler da Tangle Teezer para não danificar o cabelo, assim como o Blond Absolu Sérum Cicaplasme da Kérsastase, que me protege do calor e dá uma hidratação intensa aos fios. No momento da secagem, tenho utilizado o Secador ThermoProtect da Philips, que promove um acabamento brilhante e sedoso devido ao tratamento iónico. Por vezes, quando as pontas estão mais secas, aplico o Sérum Discipline Huile Oléo-Relax Advanced da Kérastase. Simples, fácil e eficaz.

Os produtos de cabelo que Liliana Pedro utiliza na sua rotina:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.