Cortar e pintar. As duas coisas que nos levam a ir ao salão de cabeleireiro, certo? Isso está prestes a mudar. O sonho de um cabelo saudável, brilhante e definido não pode passar apenas pelos cuidados em casa. Para cabelos mais danificados ou fragilizados, é fundamental a intervenção e tratamento profissional para que o trabalho de cor fique perfeito.

Um dos tratamentos que faz parte desse role é a matização, que promete manter a coloração intacta e os fios saudáveis. Se não sabe do que se trata, está no sítio certo. Estivemos à conversa com a hairstylist Susana Teodoro, especialista em coloração e com espaço em Aveiro, que nos esclarece todas as dúvidas sobre este processo capilar.

Matização: o que é e em que consiste?

A matização é um processo que auxilia na obtenção da cor desejada pós-madeixas, ou apenas para anular tons indesejados como o amarelo ou o laranja, que normalmente, são indesejados pelas clientes. É recomendado como manutenção, pois devolve o brilho e a cor que acaba por desvanecer com o tempo nos trabalhos técnicos. Existem técnicas diferentes, dependendo de profissional para profissinal, há quem faça o tratamento na rampa de lavagem ou na cadeira.

Fiz balayage pela primeira vez e trago o guia completo sobre o assunto
Fiz balayage pela primeira vez e trago o guia completo sobre o assunto
Ver artigo

Este tratamento é aconselhado para que cabelos e deve ser feito com que frequência?

Esse processo é feito em cabelos que foram sujeitos a trabalhos técnicos como balayage, babylights, ombré, entre outros. Pode também ser feito em cabelos com coloração, de forma a fazer desaparecer os tais tons indesejados (amarelos e laranjas) e para devolver o brilho. Pode ser feito em loiras, ruivas ou morenas iluminadas. Por norma, aconselha-se a que seja feito de dois em dois meses.

Que cuidados se deve ter em casa, antes e depois da matização?

Os cuidados são os mesmos recomendamos pelo profissional quando é realizado o trabalho técnico, isto porque a matização nunca vem sozinha, vem sempre associada à coloração. Um cabelo saudável e bem cuidado mais dificilmente perde a matização. 

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.