A menos que a intenção seja confundir toda a gente à sua volta, contratar Dain Yoon como maquilhadora pessoal pode não ser a melhor das ideias. Afinal, a artista sul-coreana está mais que familiarizada com o mundo da cosmética, mas prefere usar a maquilhagem para criar imagens surpreendentes que desafiam o olhar.

Seguida por quase 600 mil followers no Instagram, Yoon consegue, através de camadas e camadas de maquilhagem meticulosamente aplicada, levar o olho a acreditar no impossível. Cada uma das suas criações demora entre três e doze horas a ser aplicada, e é uma selfie que colmata o processo e mostra o trabalho nas redes sociais.

"Sempre gostei de pintar desde muito nova, e sinceramente, sempre fui a melhor a fazê-lo", contou Dain Yoon à Vogue. "Estudei cenografia, tive a oportunidade de criar maquilhagem teatral e de desenhar no corpo dos actores, mas senti uma grande necessidade de desenvolver o meu próprio trabalho criativo e não de fazer parte de uma peça. Por isso comecei a pintar nos corpos de vários modelos. Mais tarde, decidi pintar no meu rosto porque o rosto é a parte mais forte e sensível do corpo, um meio através do qual posso expressar as emoções delicadas que quero transmitir."

Em 2017, um ano depois de começar a partilhar o seu trabalho no Instagram, Yoon foi ao programa de Ellen DeGeneres, e desde então a sua arte tornou-se viral. No entanto, não é a celebridade que a inspira, mas as suas próprias experiências e emoções. “Inspiro-me na forma como me sinto, tanto em termos emocionais como físicos. Os meus pais trabalhavam durante o dia, por isso tive muito tempo para pensar sozinha quando era criança. Embora toda a gente sinta emoções, eu era extremamente sensível às minhas, a um ponto quase anormal. Por isso quando comecei a pintar, na altura em que usava telas e papel, o tema do meu trabalho era quase sempre o ser humano e as suas emoções."

A viver em Seul, Dain Yoon continua a pintar e tem vindo a participar em várias exposições à volta do mundo. Pode seguir o Instagram da artista aqui.

Descubra, na galeria em baixo, alguns dos trabalhos mais surpreendentes de Dain Yoon

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda