Se existe tendência que tem vindo a ganhar cada vez mais força no mundo da maquilhagem é, sem dúvida, a cor. Ela é na sombra, ela é no eyeliner e máscara de pestanas e nem os batons ficaram de fora, com Riri a acrescentar cores como o lavanda, verde ou azul à sua coleção de batons Fenty Beauty. Wendy Asumadu leva a tendência ao seu expoente máximo. A maquilhadora profissional transforma o seu feed de Instagram numa verdadeira explosão de cor e tem como tela a sua própria face. Basta poucos segundos de scroll no seu perfil para sentirmos uma energia positiva a tomar conta de nós, que nos inspira para criarmos os nossos próprios looks de maquilhagem tão vibrantes como os de Wendy. Em entrevista à Dazed, a makeup artist conta que quando entrou para a indústria da Beleza não havia muitos looks de maquilhagem avant garde em modelos/maquilhadores de pele negra e esse foi o seu gatinho para começar as suas próprias criações. 

Wendy Asumadu já trabalhou com marcas como a Lush e a Glossier e foi a artista e própria modelo da campanha "Twisted" da Converse. "Quando cresci não fazia a mínima ideia de como fazer a minha própria maquilhagem, então pedia à minha irmã mais nova. Um dia ela cansou-se e disse para eu aprender a fazê-lo, então comecei por ver vídeos no Youtube mas ficava aborrecida rapidamente", conta a britânica com origens ganenses, "um dia decidi ir comprar alguns produtos e ver o que conseguia fazer. Comecei a brincar com eyeliners coloridos e sombras de glitter e fiquei instantaneamente apaixonada", continua a maquilhadora na mesma entrevista. Wendy não esconde a sua profunda admiração pela makeup artist e fundadora da sua própria marca de maquilhagem com o seu nome, Pat MaGrath, "Ela é intemporal, autêntica e inovadora e a cada Semana da Moda fico ansiosa para ver qual a tendência que ela lança", confidencia a jovem artista. E a sua admiração é recompensada, já que Pat não só comentou o seu trabalho, como ainda lhe enviou alguns dos seus produtos, "Se a "Mãe" Pat reparou no meu trabalho é porque estou a fazer alguma coisa bem", remata.

Quando lhe pedem que descreva os seus looks em três palavras, Wendy escolhe "artísticos, inovadores e expressivos", aos quais acrescentamos coloridos, vibrantes e inspiradores. A makeup artist usa todo o tipo de produtos de maquilhagem nos seus trabalhos artísticos, desde eyeliner a sombras, batons, pigmentos e até glitter. A jovem que cresceu sem referências de Beleza negra nos meios de comunicação, encontra agora a sua voz e por isso, essa mesma Beleza é hoje sinónimo liberdade para esta. "Com a maquilhagem posso quebrar barreiras, criar o inesperado. Beleza significa não haver regras, é tudo subjectivo e com isso em mente podemos criar o que quisermos sem medo de julgamentos", conclui Wendy Asumadu. E é por isso mesmo que a britânica se sente tão bonita com as suas cores vibrantes e desenhos abstratos, como um um look fresh, leve e natural.

Alguns dos nossos looks de maquilhagem preferidos de Wendy Asumadu.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.