Nascida na Cidade do México, de descendência queniana, Lupita Nyongo'o ingressou no mundo da representação em 2008, na curta metragem 'East River'. Participou em séries e documentários, até que em 2013 conseguiu o papel no filme de Steve McQueen '12 Anos Escravo', com o qual arrecadou o Óscar de Melhor Atriz Secundária, passando assim a ser a primeira mulher queniana e mexicana a vencer nesta categoria.
Lupita participou ainda na longa metragem da Marvel 'Black Panther', em 2018, e no thriller 'Nós', em 2019. É hoje uma das mais reconhecidas atrizes de Hollywood, mas o engraçado é que entrou para o mundo da 7ª Arte como produtora.
Fora dos grandes ecrãs, Lupita é voz ativa na prevenção da violência sexual e no cumprimento dos direitos das mulheres e dos animais. No ano passado, lançou o seu primeiro livro infantil intitulado 'Sulwe', que conta a história de uma menina negra que tem o desejo de que a sua pele seja mais clara. História esta inspirada nas experiências de vida de Lupita e uma lição de auto-aceitação para as mulheres de todos os tons de pele.
Em 2014, Lupita Nyongo'o foi eleita a Mulher Mais Bonita do Mundo pela revista People e a Mulher do Ano pela Glamour. O mesmo ano em que se torna rosto da Lancôme. E o seu amor pela Beleza é genuíno, quebrando todos os tabus e desafiando as "regras". As maquilhagens da atriz são sempre uma explosão de cor, seja nas sombras coloridas ou nos batons vibrantes, guiando-se sempre pela máxima "mais é mais".
O mesmo acontece com os penteados, que vão muito além do esperado. Tranças, apanhados, pérolas, turbantes, formas invulgares, acessórios, Lupita nunca pára de surpreender.
Comentários