No extenso mundo da cosmética e maquilhagem, o primer é uma das ofertas que podemos encontrar ao nosso dispor. Em creme, sérum, bálsamo, com ou sem cor e até com ou sem proteção solar, pretende uniformizar a pele e as pequenas imperfeições - borbulhas, pontos negros ou manchas - e dar um boost de hidratação à tez. É o que podemos chamar de 'fazer a caminha para a maquilhagem', de acordo com as suas indicações de utilização. Dos maquilhadores aos entusiastas, o primer ainda não chegou a um consenso na discussão do “devo ou não usar”, sendo, por muitos, uma questão 'sensível'. Então, em que é que ficamos? As maquilhadoras Sofia Suki, Érica Sousa e Mariana Gonçalves juntam-se ao debate.

À pergunta: “Costumam usar primer?”, as respostas estiveram entre o 50% e o 80%, se as analisarmos em termos percentuais. Sofia Suki diz fazer um uso seletivo do primer. “Como tenho uma pálpebra móvel muito oleosa, um primer de olhos ajuda-me a dar uma boa base para as sombras e garantir que durem todo o dia. Também gosto de usar um primer refinador de poros nas zonas onde tenho os mais poros dilatados”, afirma. Érica Sousa foi curta e concisa, respondendo que não usa primer em todos os looks de Beleza. Já Mariana Gonçalves, o primer está sempre em quase todos os seus looks por uma razão bastante específica. “Como tenho a pele muito seca e gosto de um aspeto luminoso na maquilhagem, utilizo primers luminosos para me ajudarem a obter esse efeito.”

Em relação ao ser ou não um essencial, Sofia Suki acredita que ele é útil "se houver uma preocupação da pele a acautelar”, afirmando, ainda, que “(…) há peles que dispensam primer com uma boa rotina de skincare. Outras continuam a ter zonas problemáticas, como poros dilatados ou zonas oleosas em que o primer por ser uma valiosa ajuda para manter a maquilhagem flawless e intacta ao longo do dia.” Érica Sousa é também uma defensora de uma rotina de skincare bem executada, colocando, assim, de lado, o uso do primer como um essencial. “Acredito ser essencial uma pele esfoliada, limpa e muito bem hidratada, é a base perfeita para qualquer look e vai aumentar a durabilidade sem ter de recorrer a mais uma camada de produto.” Mariana Gonçalves concorda com a importância dos cuidados de pele como um passo imprescindível. "O mais importante é uma boa preparação da pele. O primer vem ajudar como complemento."

E, por fim, há ainda uma questão que 'paira no ar': “Será o primer um produto de maquilhagem ao serviço de 'publicidade enganosa'?” É aqui que Sofia Suki revela a relevância em conhecermos a nossa pele e as suas verdadeiras necessidades. "Acho que é falso apregoar que toda a gente necessita dos mesmos produtos. A maquilhagem é uma experiência muito individual que exige um autoconhecimento da pele (...). Experimentar vários produtos dá-nos a oportunidade de perceber as suas verdadeiras propriedades e poder aplicá-las onde e como queremos.” Por sua vez, Érica Sousa concorda e discorda da questão da 'publicidade enganosa' em relação aos primers. "No que toca à durabilidade, nunca testei um primer que fizesse com que a maquilhagem ficasse mais tempo, por isso, discordo. Por outro lado, os primers para uniformizar/diminuir a aparência dos poros/linhas nesses, sim, já acredito e uso, por isso, concordo. Já Mariana Gonçalves, apesar de continuar a ser fiel ao uso do primer, concorda em certa parte com a 'publicidade enganosa' em torno deste produto. "Diria que o marketing na maquilhagem pode fazer algumas promessas que não consegue cumprir a 100%. E o marketing em torno dos primers pode induzi-lo muitas vezes como um passo essencial na maquilhagem. Portanto, de certa forma, e de acordo com o que já expliquei, concordo com essa afirmação."

Pontos de vista mostrados, a conclusão de acordo com o que afirmaram as maquilhadoras Sofia Suki, Érica Sousa e Mariana Gonçalves é de que o mais importante é perceber a constituição e as necessidades de cada tipo de pele: se precisa ou não de primer, em que zonas é que deve aplicá-lo e qual o tipo de primer mais adequado. Com isto, é necessário um conhecimento que só se consegue, experimentando vários produtos de maquillhagem e respeitando os cuidados de pele.

5 primers que tem que ficar a conhecer.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.