Que ontem foi noite de Óscares, todos sabem. Talvez conheça também os vencedores e/ou os nomeados. Mas o que sabe sobre a categoria de Melhor Caracterização? Embora os Óscares contem já com 92 edições, a categoria de Melhor Maquilhagem e Penteados existe apenas desde 1982, tendo mudado o nome para Melhor Caracterização mais tarde. Este nasceu da necessidade de destacar o melhores no campo da caracterização, como o próprio nome indica, porque esta tem o poder de transformar a história, a forma como vemos e sentimos as personagens através da sua aparência. Disto isto, o grande vencedor, deste ano, foi 'Bombshell - O Escândalo', graças ao espetacular trabalho de Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker. Trabalho este que incide, especialmente, na transformação de Charlize Theron na sua personagem, Megyn Kelly, que deixou tudo e todos de boca aberta. Isto porque não só deixou a atriz muitíssimo próxima da aparência real de Megyn Kelly, como tornou a sul africana irreconhecível através de um nariz e um queixo que não eram seus e uma mudança na região dos olhos. Um processo semelhante sofreu também John Lithgow para aproximar-se da sua personagem Roger Ailes, usando próteses. Também Nicole Kidman sofreu uma transformação de forma a aproximar-se com a sua personagem na realidade, no entanto, mais focado no cabelo. 'Bombshell - O Escândalo' é um filme inspirado em factos reais, conta a história controversa de três mulheres que denunciaram os abusos ocorridos na Fox News, pelo homem que criou o canal, Roger Ailes.

Sobre os outros nomeados:

  • 1917
    Na Primeira Guerra Mundial, dois jovens soldados britânicos recebem uma missão aparentemente impossível. Numa corrida contra o tempo, têm de atravessar território inimigo e entregar uma mensagem que impedirá um ataque letal contra centenas de soldados, entre eles o irmão de Blake.
    Nomeados:
    Naomi Donne, Tristan Versluis e Rebecca Cole.
    Menção honrosa: O realismo dos cadáveres que figuram este filme, assim como os ferimentos nos personagens. Sem esquecer, claro, a cicatriz no olho da personagem de Benedict Cumberbatch, Coronel Mackenzie. 

  • Judy
    Trinta anos depois de atingir o espetáculo, a lenda do showbiz Judy Galard chega a Londres para uma sequência de cinco semanas de espetáculos esgotados. Enquanto esta se prepara para atuar, discute com o manager, seduz músicos e relembra com os seus amigos e fãs, o seu brilho.
    Nomeado: Jeremy Woodhead
    Menção honrosa: A transformação de Renée Zellweger na sua personagem, Judy Galard. Assim como, a maquilhagem e penteados inspirada nos anos 60, dos restantes personagens e figurantes. 

  • Joker
    Na sociedade fraturada de Gotham, um jovem sonha com a carreira em stand-up comedy, mas percebe que a piada acaba por ser ele próprio. Apanhado num círculo de apatia, crueldade e traição, o comediante toma uma má decisão, atrás de outra, criando uma reação em cadeia de eventos que vão escalando rapidamente.
    Nomeados: Nicki Ledermann e Kay Georgiou
    Menção honrosa: Para além da maquilhagem do personagem Joker, interpretado por Joaquin Phoenix, a caracterização do corpo do ator é inacreditável.

  • Maléfica II- Mestre do Mal
    A Maléfica e a afilhada Aurora começam a questionar os complexos laços familiares que as ligam, à medida são puxados em diferentes direções por alianças iminentes, aliados inesperados e novas forças sombrias.
    Nomeados: Paul Gooch, Arjen Tuiten e David White
    Menção honrosa: A transformação de Angelina Jolie na sua personagem, Maléfica. Para além da maquilhagem, a caracterização das suas maçãs do rosto e o seu penteado representam um trabalho complexo.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda