O sempre foi um produto de destaque no mundo da maquilhagem. Se recuarmos no tempo até ao século XIX, o pó de arroz era indispensável em qualquer toucador e assim se manteve até há algumas décadas. Com a sofisticação e modernização da cosmética, começaram a surgir outros pós, com texturas mais finas e tons mais naturais.

Como escolher o batom certo para um sorriso mais branco? Um maquilhador revela o segredo
Como escolher o batom certo para um sorriso mais branco? Um maquilhador revela o segredo
Ver artigo

Eis que no fim da década de 2010, o baking tornou-se a grande tendência de maquilhagem por várias temporadas. Esta técnica, popularizada pelo clã Kardashian, consiste em aplicar uma grande de pó em determinadas zonas do rosto (abaixo dos olhos, entre as sobrancelhas, abaixo da linha de contorno, etc.) e deixar "cozinhar" o produto, removendo o excesso com o pincel uns minutos depois. A promessa é de uma maquilhagem mais duradoura e efeito mate.

Anos passados, a pele natural com acabamento luminoso e natural virou tendência e eis se não quando, o TikTok traz o baking de volta. E com ele, um novo assunto a ser debatido entre amantes de Beleza: sabe a diferença entre o setting e o finishing powderHá partida pode pensar que são o mesmo ou que se distinguem entre pó solto e pó compacto, mas a verdade é que não funciona assim. A fim de esclarecer todas as dúvidas sobre que pó escolher, estivemos à conversa com a makeup artist Verónica Rito, que nos explicou tudo. Venha daí!

Como se caracteriza o setting powder e quais as suas funções?

O setting powder caracteriza-se por ser um pó que, normalmente, contém talco na sua composição, tendo sido criado para fixar a maquilhagem e aumentar a sua duração. Este deve ser sempre usado em cima de bases e corretores líquidos ou cremosos, pois a sua composição vai ajudar a minimizar a transferência e movimentação/deslocação dos produtos ao longo do dia. Além disso, absorve os óleos que vão sendo produzidos pela pele, mantendo assim a maquilhagem mais fresca durante mais horas.

E o finishing powder?

O finishing powder caracteriza-se por ser um pó muito fino, por norma, contém mica na sua composição e tem como finalidade dar acabamento ao rosto. A sua principal função é atenuar texturas e esfumar o bronzeador e blush muito bem.

Basicamente cria um efeito blur, quase como um filtro de Instagram na vida real. Existem pós de acabamento com diferentes texturas, uns mais luminosos, outros mais mate, outros até com várias cores para ajudar a uniformizar a tez, mas sempre muito finos. Devem ser aplicados com um pincel fofo, de uma forma muito leve, como se de um véu se tratasse.

Quais as principais diferenças entre eles?

As principais diferenças é que o setting powder serve para fixar e prolongar a duração da maquilhagem, enquanto que o finishing powder para dar um acabamento mais suave à maquilhagem.

Como sabemos qual deles escolher para o acabamento que procuramos?

Actualmente, já existem pós com as duas funções: fixação e acabamento. A escolha depende muito do que se quer obter da maquilhagem, peles mais secas e desidratadas pedem finishing powders mais luminosos, peles mais oleosas pós mais mates, sendo que todos eles têm a função de suavizar texturas.

No caso dos pós soltos, como escolher entre tons como amarelo, rosa, branco ou pêssego?

Tanto os pós soltos como os compactos existem em várias cores, as cores servem para neutralizar e iluminar. Pó amarelo para iluminar zonas do rosto em peles mais escuras, rosa e pêssego para iluminar olheiras escuras (rosa para peles de subtom frio, pêssego para peles de subtom quente).

Já o "branco" é na realidade translúcido e serve para todos os tons de pele, por ser um pó quase sem cor, ainda que em peles mais escuras possa ficar um pouco acinzentado, nesses casos o melhor será usar um pó da cor da pele em questão.

Qual deles indica para peles secas? E oleosas?

Se quisermos prolongar a duração da maquilhagem é essencial usar setting powder, seja qual for o tipo de pele. Dito isto, para peles mais secas necessitamos de um pó mais acetinado, se possível, hidratante (hoje em dia já se encontram pós mais hidratantes e adequados para peles mais secas) e em menos quantidade. Peles oleosas um pó mais mate e aplicado mais generosamente.

No que respeita a finishing powders podemos optar pelo que mais gostarmos, uma vez que estes vão apenas dar acabamento.

Os setting e finishing powders favoritos da Verónica Rito: