Há mais de duas décadas que a Rituals tem inspirado amantes do bem-estar em todo o mundo com a sua abordagem "Soulful Living." A mente por trás dessa filosofia é a Diretora Criativa da marca, Dagmar Brusse, que viu a Rituals crescer de uma pequena boutique holandesa para um dos maiores nomes no universo do bem-estar, com mais de mil lojas espalhadas por todo o mundo, incluindo Portugal.

No epicentro do crescimento da Rituals está a boutique de vários andares chamada House of Rituals e fica bem no centro de Amesterdão. A sua inauguração em 2020 foi o culminar de uma trajetória de quase 25 anos: uma impressionante megaloja de 2000 metros quadrados. No seu interior, a marca expõe e vende as suas coleções de Beleza para a pele, para a casa e também para o bem-estar e ainda oferece uma variedade de serviços para o corpo e para a mente. O Mind Oasis ocupa um andar inteiro da loja e proporciona tratamentos de alta tecnologia, como hidromassagens a “seco” e worskhops de técnicas respiratórias. Na House of Rituals, tivemos oportunidade de experimentar uma “Brain Massage”, numa das cápsulas onde o tempo pára enquanto estímulos auditivos e visuais nos conduzem numa relaxante meditação guiada em que as ondas cerebrais são abrandadas e promovem uma incrível sensação de bem-estar.

Amsterdão em flor: fomos descobrir as novidades da linha Sakura da Rituals
A boutique House of Rituals, no centro de Amesterdão exibe todas as coleções da marca mas também tem um piso dedicado em exclusivo a experiências de bem-estar.

The Ritual of Sakura, renovado e reinventado

Jornalistas, editoras e influenciadoras de todo o mundo viajaram até Amsterdão para descobrir em conjunto as novidades da House of Rituals mas não só: a gama mais popular da marca, Ritual of Sakura (vendem-se 13 milhões de Mousses de Banho desta gama, por ano) foi extendida e tem agora uma linha complementar, a Yozakura. Enquanto que a primeira foi inspirada na Hanami, o ritual de observaçao das cerejeiras em flor durante o dia, a segunda levou o nome de Yozakura, a experiência de observação das flores de cerejeira à noite. No coração desta nova gama de aroma mais quente e sensual, está a cereja Yoshino com propriedades antioxidantes e o extrato de arroz negro, com antioxidantes e minerais para uma pele mais suave e revigorada.

Amsterdão em flor: fomos descobrir as novidades da linha Sakura da Rituals
The Ritual of Yozukara, a nova coleção da Rituals, inspirada no ritual de observação das flores de cerejeira, à noite. À esquerda, a vela com o novo aroma e, no centro o creme de corpo e, à direita, o óleo cintilante de corpo.

À conversa com Dagmar Brusse, diretora criativa da Rituals

Na história da Rituals, temos tido uma abordagem direcionada para o corpo, para a mente e agora para a alma [soul]. Conte-nos como foi o processo que a marca passou para chegar a este momento.

Quando a marca foi criada, girava tudo em torno dos produtos, ninguém sabia ainda o que era a Rituals. Queríamos ter a certeza que as pessoas ficavam a conhecer bem os nossos produtos mas, claro, desde o início que tinhamos uma história para contar. O nosso fundador, Raymond Cloosterman, foi muito claro nos objetivos, queria enriquecer a vida das pessoas e queria que os seus pequenos rituais diários se revestissem de mais significado. Em suma, queríamos que as pessoas encontrassem pequenos momentos de felicidade no seu dia-a-dia e lavar as mãos só por lavar as mãos não ia fazer isso.

Foi aqui que entrou a questão da mente [Mind]?

Sim, o próximo passo foi desenvolver o conceito de bem-estar em torno dos nossos produtos e fazer com que os consumidores estivessem mais tempo consigo mesmos e com menos stress. Ajudar a criar um momento de rotina e termos a certeza que, naquele instante, estão mais relaxados porque, quando se está relaxado mais tempo e mais vezes, o corpo torna-se mais saudável e equilibrado.

Quando surgiu então a parte da alma [Soul], na estratégia da marca?

Quando olhámos para o que o unia o corpo à mente e para o facto de não prestarmos muita atenção ao lado espiritual da nossa vida. Para algumas pessoas pode ser um conceito profundo mas não deixa de ser uma parte da nossa vida. Esta realização por parte da marca aconteceu há 5 ou 6 anos atrás mas ainda foi preciso convencer muita gente [risos]. Havia uma grande tendência em torno de “mindfulness” mas se pesquisássemos “soulful” no google, íamos dar a páginas de músicas da Motown. O nosso trabalho foi antecipar que as pessoas iam procurar esse tipo de informação e produtos relacionados com esse estado de espírito e ter a resposta no momento certo.

E o que virá a seguir à alma? Já tem alguma ideia?

Essa é uma questão difícil. Ainda não estou aí mas tenho a certeza que, no que toca ao bem-estar, será sempre algo que terá resposta dentro da marca. A inteligência artificial, por exemplo, vai desempenhar um papel fundamental nesse caminho. Poderemos talvez ter informação sobre como endereçar o bem-estar de um ponto de vista tecnológico. Talvez a palavra seguinte seja espírito [spirit] porque é o que vem a seguir ao corpo, à mente e à alma.

Apesar de o seu trabalho ter esse lado criativo e bonito, de certeza que também tem stress. Como lida com ele?

Lidando cada vez melhor com ele e equilibrando com outras coisas que não apenas o trabalho.

Amsterdão em flor: fomos descobrir as novidades da linha Sakura da Rituals
A coleção The Ritual of Sakura foi enriquecida com alguns novos produtos: à esquerda, um booster com ácido hialurónico para o corpo; ao centro a vela, já existente e, à direita a espuma hidratante de corpo.

As novidades da gama The Ritual of Sakura e Yozakura já podem ser encontradas nas lojas Rituals.