aqui tínhamos revelado, há dias que Emma Watson era a nova musa para uma nova fragrância Prada. Hoje, é comunicado oficialmente ao mundo o nome e a imagem do novo perfume: Prada Paradoxe. Em julho, fomos um dos primeiros meios, a nível mundial, a conhecer a imagem e o aroma deste icónico novo aroma e agora podemos finalmente revelar mais detalhes sobre este lançamento, um dos mais importantes dos últimos anos, para a italiana Prada.

Com uma já longa lista de perfumes com assinatura Prada, este lançamento tem, para a marca, uma característica diferente, mais do domínio do negócio: é o primeiro grande aroma da marca realizado debaixo das asas do grupo L'Oréal após o acordo de licenciamento assinado entre ambas as empresas, em janeiro de 2021.

Emma Watson é a musa do novo perfume feminino Prada (e que nós já cheirámos)
Emma Watson é a musa do novo perfume feminino Prada (e que nós já cheirámos)
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 Tranquilizem-se os olhares mais conservadores - e algumas vozes críticas aos perfumes de marcas icónicas quando concebidos debaixo do umbrella da multinacional - , todo o projeto foi realizado dentro do espírito criativo da Casa Prada e sob a direção criativa da própria Miuccia Prada e de Raf Simons. O aroma, esse foi assinado por três Mestres perfumistas Givaudan: Nadège Le Garlantezec, Shyamala Maisondieu e Antoine Maisondieu a quem foi pedido para conciliar o intemporal e o vanguardista, a natureza e a inovação. 

A melhor descrição para Prada Paradoxe reside no seu nome: a união de um pilar no mundo da Moda com as subtilezas, surpresas e contradições que podem existir dentro de alguns - não todos - perfumes. Pessoalmente, os perfumes que mais me atraem são justamente esses: aqueles onde somos puxados por uma nota enebriante para depois viajarmos em surpresas olfativas e até contradições que imprimem nos sentidos a banda-sonora olfativa para momentos ou fases de uma vida. Este aroma parece-me ter os ingredientes necessários para cumprir esse papel.

O novo papel de Emma Watson

Prada Paradoxe

A constante evolução da mulher, bem como a sua essência, difícil de definir, foi o mote, o ponto de partida para o aroma, o frasco e a sua Musa. Emma Watson não surge por acaso neste projeto: a última vez que a vimos numa campanha de Beleza foi na Lancôme (curiosamente, também do grupo L'Oréal), há quase 10 anos. Watson, atriz e ativista, fez saber em algumas entrevistas que deu que, a aliar-se novamente a uma marca de beleza, esta teria de ter - e refletir - a Mulher em todas as suas facetas. Uma união com tudo para dar certo, se tivermos também em conta que a participação de Watson não se resume à de protagonista: a atriz dirigiu o filme publicitário da campanha, levando mais do que o seu rosto ao escrutínio do público.

Nos bastidores da campanha publicitária:

Notas olfativas: 

Topo: Coração de Bergamota da Calábria, Essência de Tangerina, Acorde de Pera 

Centro: Essência de Neroli e Essência de Botão de Neroli, Rebento de Absoluto de Coração de Flor de Laranjeira Tunisina, Absoluto de Jasmim Sambac 

Base: Acorde de Ambar (Ambrofix™), Benzoína Resinoide de Laos, Infusão de Baunilha de Bourbon Premium de Madagáscar, Acorde de Almíscar Branco (Serenolide™) 

O aroma Prada Paradoxe

A marca define-o como um ambar floral, um "bouquet de flores brancas intemporais, reinventadas numa assinatura vanguardista" mas, permitam-me, é difícil reduzir um aroma destes a meia dúzia de palavras. Prada Paradoxe redefine a sensualidade feminina através de expressões olativas contrastantes: notas dominantes de neroli e jasmim aliam-se às (aparentemente) inocentes flores brancas sendo que estas foram "abraçadas" numa composição vanguardista de notas "técnicas" onde se destacam o Ambrofix™ e o Serenolide™, acordes de moléculas "exclusivas" das quais a primeira tem sido tipicamente utilizada em perfumes masculinos (um âmbar bioconvertido) e a segunda é uma nova e revolucionária molécula de almíscar com uma intensidade reforçada para além do seu dry-down, assegurando que a memória desta fragrância perdura em quem a usa e em quem a sente.  

 O frasco icónico e a sustentabilidade

Inspirado pelo inconfundível triângulo Prada, o frasco reinventa um dos mais conhecidos logotipos do Mundo da Moda. Distinto dos tradicionais formatos quadrados, retangulares ou até redondos, o frasco explora o triângulo nas suas facetas: inclinado mas estável, assente mas deslocado, infinitamente replicável, eternamente associável à marca que lhe dá nome. 

A concepção do frasco não se moveu apenas pela estética: um dos compromissos que a marca assume atualmente é a de propor objetos e iniciativas de design que promovam mudanças positivas. Todos os  três tamanhos frascos de Paradoxe são recarregáveis e, no ponto de venda será bem visível essa possibilidade. Também os frascos de vidro, tal como as embalagens são recicláveis permitindo reduzir a necessidade de produção de mais materiais. Um único frasco de 50ml de Prada Paradoxe e uma recarga de 100ml evita a utilização de 40% de materiais no total, comparativamente a três frascos de 50ml de Prada Paradoxe. Isto inclui 29% de vidro, 67% de metais, 48% de plásticos e 41% de cartão. 

Prada Paradoxe
Prada Paradoxe de Prada, Eau de Parfum disponível em: 30ml, € 67; 50ml € 98; 90ml € 140; Refill 100ml € 122.