Liberdade. Uma palavra tão simples e tão complexa ao mesmo tempo, que abarca em si tantos sentimentos, momentos, memórias. No dia em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, é esta a palavra de ordem. E nada melhor que comemorar esta data tão importante para o nosso país, do que entrevistando quatro mulheres inspiradoras sobre o que é, afinal para elas, a liberdade. A atriz Helena Isabel, a designer de jóias Cata Vassalo e as empresárias e fundadoras da IF, Inês Becken e Filipa Saldanha juntam-se a esta conversa.

Helena Isabel

50 anos de 25 de abril: entrevistámos 4 mulheres inspiradoras que nos falam da Beleza da liberdade
Helena Isabel créditos: Martim Torres

Qual foi o momento da sua vida em que se sentiu mais livre? Foi no dia 1 de maio de 1974. Quando vi aquela multidão a celebrar o Dia do Trabalhador, coisa que tinha sido proibida, quando vi os exilados políticos ao nosso lado, comecei a acreditar que a revolução levada a cabo no dia 25 de abril era para ficar e que a liberdade conquistada era um dado adquirido.

Qual o gesto de Beleza ou bem-estar que a faz sentir uma mulher livre? O gesto de Beleza ou bem estar que me faz sentir livre é o poder usar aquilo que me apetece sem restrições, sem pensar no que poderão dizer.

Um produto de Beleza que lhe transmita liberdade? Um bom protetor solar para poder desfrutar do sol em total liberdade.

O que falta mudar para que se sinta totalmente livre? Não pode haver liberdade sem independência económica. Toda a minha vida trabalhei para o conseguir.

Cata Vassalo

50 anos de 25 de abril: entrevistámos 4 mulheres inspiradoras que nos falam da Beleza da liberdade
Cata Vassalo @catavassalo

Qual foi o momento da sua vida em que se sentiu mais livre? Tenho a sorte de poder dizer que todos os dias me sinto livre. O facto de poder concretizar o meu sonho diariamente, de poder arriscar nas peças que crio e de lutar sempre por ir mais além, por evoluir, por desenvolver novas técnicas e abordagens, por poder criar sem limites representa a liberdade para mim. O nosso desfile e festa Utopia é provavelmente o culminar mais actual desta liberdade. Era utópico e impossível mas foi real e possível.

Qual o gesto de Beleza ou bem-estar que a faz sentir uma mulher livre? Penso que é transversal a todas as Mulheres: Sermos quem somos em tudo o que fazemos, usamos e vestimos. Se nos representa é o certo e se é o certo é livre. Liberdade é sermos fiéis a nós mesmas.

Um produto de Beleza que lhe transmita liberdade? Na Cata Vassalo acreditamos que cada pessoa tem uma coroa e que ela pode assumir diferentes formas e formatos: de uma tiara a uns brincos statement ou um top. Usarmos a "nossa coroa", à nossa medida, é liberdade.

O que falta mudar para que se sinta totalmente livre? Acredito que nada. Sinto, com muito orgulho, que continuar a fazer o mesmo caminho me fará sempre ter esta sensação de liberdade.

Inês Becken

50 anos de 25 de abril: quatro mulheres inspiradoras falam-nos da Beleza da liberdade
Inês Becken

Qual foi o momento da sua vida em que se sentiu mais livre? Quando fundei a IF com a Filipa Saldanha.

Qual o gesto de Beleza ou bem-estar que a faz sentir uma mulher livre? Tratar de mim das diferentes formas: pilates, exercícios de respiração e skincare.

Um produto de Beleza que lhe transmita liberdade? O meu perfume.

O que falta mudar para que se sinta totalmente livre? Colocar-me em primeiro lugar mais vezes.

Filipa Saldanha

50 anos de 25 de abril: quatro mulheres inspiradoras falam-nos da Beleza da liberdade
Filipa Saldanha

Qual foi o momento da sua vida em que se sentiu mais livre? Quando a IF nasceu.

Qual o gesto de Beleza ou bem-estar que a faz sentir uma mulher livre? Caminhadas de manhã e ter tempo para implementar todos os passos de uma rotina de skincare de rosto e de corpo.

Um produto de Beleza que lhe transmita liberdade? Um bom batom vermelho.

O que falta mudar para que se sinta totalmente livre? Conseguir gerir a totalidade do meu tempo.