Cada vez mais as pessoas procuram adaptar o seu estilo de vida tendo em conta a sustentabilidade do planeta. Pensamos duas vezes sobre os produtos que usamos, o que vestimos e o que calçamos. E, a partir do momento em que tomamos consciência da sua pegada ecológica, tornamo-nos mais exigentes também para com as marcas.

É por isso que muitas dessas marcas já estão a mudar o seu posicionamento no mercado, mostrando aos consumidores que também elas se estão a adaptar à nova realidade. Uma delas é a New Balance, a 'trendy' marca de calçado e vestuário de desporto, que transformou clássicos em produtos mais ecológicos, numa coleção única e sustentável: a ‘Green Leaf Collection’.

Fazer desporto acabou de ficar mais sustentável com a coleção ‘verde’ da New Balance
Fazer desporto acabou de ficar mais sustentável com a coleção ‘verde’ da New Balance Modelo 237V1, € 100, New Balance

Na New Balance, os produtos são pensados de acordo com os princípios da sustentabilidade e consciência social, com o objetivo de proteger o meio ambiente e causar um impacto positivo no mundo. Sempre que vir o selo ‘Green Leaf’, em português ‘folha verde’, fica a saber que esse mesmo produto foi produzido com fibras e materiais ecologicamente mais corretos, isto é, materiais escolhidos com base nas suas características físicas e em práticas sustentáveis como, por exemplo, o poliéster reciclado e o algodão ecológico.

Os materiais que fazem a diferença

A marca está focada na transição dos seus três materiais mais usados, poliéster, couro e algodão, para opções mais sustentáveis, uma vez que é das melhores e mais imediatas maneiras de reduzir os impactos ambientais.

  • Poliéster Reciclado - Reduz a dependência de novos combustíveis fósseis, requer menos energia e água e desvia os resíduos plásticos que, de outra forma, poluiriam a terra, água e ar nos próximos anos.
  • Algodão orgânico - Cultivado e processado de acordo com padrões que evitam o uso de produtos químicos tóxicos persistentes e mantêm a saúde do solo local e a biodiversidade.
  • Couro - Proveniente de curtumes ou couro sem cromo (um produto químico que pode sofrer alterações e tornar-se prejudicial às pessoas e ao meio ambiente quando o couro é descartado).
  • Tencel - Fibra de liocel feita de polpa de madeira e oferece uma alternativa mais sustentável ao algodão. Requer menos energia e água do que a produção de algodão e não requer o uso de pesticidas e inseticidas.
  • Materiais Excedentes - Uma maneira de ser mais sustentável é usar materiais excedentes que já existem, isto é, materiais antigos não utilizados que sobraram da produção.
  • Solas mais ecológicas - A maioria é feita de espuma EVA ou borracha, ambos derivados do petróleo. Daí estarem a substituir cerca de 3% de cada formulação por um composto de espuma à base de cana-de-açúcar. Na borracha, estão a incorporar cerca de 5% de resíduos de borracha reprocessados.

Os indispensáveis de qualquer guarda-roupa e ginásio

A coleção 'Green Leaf Collection' junta os mais variados clássicos aos novos modelos de calçado e vestuário, com a pequena (grande) diferença de que são parcialmente fabricados com materiais mais ecológicos.

E quando a sustentabilidade se alia ao design e à inovação, o resultado só poderia ser um: ténis cheios de estilo e versáteis, perfeitos tanto para uma saída com as amigas, como para uma caminhada ou uma ida ao ginásio.

Celebridades como Blake Lively, Olivia Wilde, Kendall Jenner, entre outras, são regularmente vistas com ténis New Balance para completar os seus looks. Por cá, já avistámos a atriz Catarina Gouveia, com o icónico modelo 574, para os looks do dia-a-dia ou até mesmo para treinar. Também a influencer Joana Vaz é fã dos modernos 237, com as mais diversas opções de cores para a primavera/verão.

Ainda que com novos valores de produção e fabrico, a coleção mantém a combinação única e versátil de estilo, durabilidade e conforto em todos os seus modelos. Descubra-os aqui.

Modelos favoritos da Miranda:

Nesta coleção, pelo menos 50% dos materiais da parte superior de cada calçado são de origem sustentável, e pelo menos um material na sola usa aproximadamente 3% de base biológica ou 5% de conteúdo reciclado. No caso do vestuário, 50% dos materiais são adquiridos conforme a preferência ambiental.

Escolhemos as peças que não podem faltar no seu look da coleção 'Green Leaf Collection':