E se a Beleza estivesse ao alcance de todos? Graças à L'Oréal Paris, que criou uma parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), a Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal (ACAPO), a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD), agora já é possível fazer chegar informação sobre cosmética a pessoas com deficiências visuais e auditivas.

Kelly Bailey é o novo rosto desta marca de cosmética
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O projecto é 100% português e chama-se "Beleza para Todos". É um programa que se integra na concepção de uma Beleza "diversa, acessível e inclusiva para todos", e pretende sensibilizar a população para o direito ao acesso à informação de quem tem deficiências visuais e auditivas. "Queremos colmatar as dificuldades sentidas por estas pessoas criando conteúdos desenvolvidos para as pessoas cegas e surdas para que estas possam cuidar da sua imagem de forma autónoma.", explicou Tiago Melo, Diretor de Marketing de L´Oréal Paris.

Por essa razão, os conteúdos do site oficial da marca vão estar adaptados para pessoas com essas deficiências, incluindo tutoriais de beleza com áudio criado a pensar em quem não vê, e com legendas para quem não ouve. Além disso, foram produzidas etiquetas braille, para identificação de produtos de beleza, que serão distribuídas pelo INR e ACAPO a pessoas cegas.

Outra parte desta iniciativa são os workshops de beleza adaptados a pessoas cegas; o primeiro terá lugar em Maio, na Academia da L´Oréal, em Miraflores, e arranca uma série de experiências que serão realizadas por cabeleireiros e maquilhadores devidamente formados para o efeito.

Humberto Santos, Presidente do INR, diz que "as associações envolvidas conhecem a realidade das pessoas cegas e pessoas surdas e o impacto positivo que esta iniciativa terá nas suas vidas. Este programa vem facilitar o acesso à informação de todos e terá com certeza um resultado muito relevante no acesso à beleza de forma inclusiva."

Este projecto é pioneiro no mundo dentro do Grupo L'Oréal, e foi distinguido a nível internacional depois de vencer a 10ª edição dos Disability Awards, um concurso interno organizado pelo grupo. O objectivo dele será também, em parte, incentivar outras marcas e empresas a fazerem o mesmo. "O grande objetivo é sensibilizar e contagiar a sociedade e as empresas portuguesas, inspirando outras atividades e áreas de ação a envolverem-se neste Movimento em torno das condições equitativas de inclusão das pessoas com deficiência", reforçou Cátia Martins, CEO da L'Oréal Portugal.