
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado na semana passada, a Ikea convidou a Catarina Oliveira, autora da página “Espécie Rara Sobre Rodas”, para criar soluções acessíveis e ergonómicas que respondam aos seus desafios e necessidades diárias que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam no seu dia-a-dia.
Com esta parceria, era importante criar espaços adaptados a qualquer tipo de mobilidade, sem ser necessário comprometer a estética do mesmo. Provar que o espaço pode ser quarto bonito, inspirador e atrativo e funcional ao mesmo tempo.
Soluções funcionais para diferentes faixas etárias
Numa população cada vez mais envelhecida, a mobilidade e a acessibilidade vão muito além das pessoas com deficiência, sendo essencial o desenvolvimento de soluções e serviços que garantam o seu conforto, segurança e autonomia no quotidiano. E, por isso, a marca sueca fez mais um convite nesta colaboração - a D. Graciete, de 72 anos, que frequenta a universidade sénior - que traz uma visão real dos desafios dos mais velhos a fim de criar espaços adaptados aos mesmos.
A fim e tornar as lojas cada vez mais inclusivas, a Ikea Portugal lança o serviço de planificação de cozinhas com intérprete de língua gestual portuguesa. Em breve, a empresa pretende estender este serviço às restantes áreas da casa e, ainda, incluir o serviço de Design de Interiores. Também nas lojas IKEA Alfragide, Loulé e Loures é oferecido um serviço de acessibilidade personalizado para clientes com limitações físicas e/ou sensoriais.
“Digo muitas vezes que a deficiência é algo que é vivido de forma individual e que, por isso, tem de ser encarado de uma forma plural. Cada pessoa (com ou sem mobilidade condicionada) tem as suas necessidades únicas e os seus gostos específicos, e, por isso, fico muito feliz por me juntar à Ikea para mostrar que a nossa casa pode ser funcional e, ao mesmo tempo, refletir a nossa personalidade.”, explica Catarina Oliveira.
Comentários