A água de rosas - lembra-se de ver o frasquinho na casa de banho da avó? E da utilização que ela lhe dava, em situações, por exemplo, de inflamação? Eu sim! - é usada sob variadas formas, desde tempos antigos. À mesa, em que a água aromatizada feita via a maceração de pétalas de rosa tem sido usada como tempero durante séculos nas culinárias do Médio Oriente, Índia e China, como tratamento medicinal, em cosméticos...

É incrivelmente versátil graças às suas propriedades anti-inflamatórias e rica em antioxidantes. Ajuda a acalmar a pele, tonificar e mantê-la hidratada. Actua, ainda, como adstringente depois dos tratamentos faciais para fechar os poros. Esta versatilidade permite, inclusive, que a água de rosas possa ser combinada com vários ingredientes para atender as necessidades de cada tipo de pele.

O melhor disto tudo? É o seu preço, muito acessível, e o facto, alternativamente, de podermos fazer em casa a nossa própria água, desde que as rosas sejam frescas, livres de pesticidas. Ajuda sempre lavar bem as pétalas com água fria, se as comprar na florista (para os que não têm o privilégio de ter uma roseira à mão).

Creme de mãos suave

Água de rosas, porque gostamos tanto dela
Rosé Blush, Creme de mãos, € 11,40, Castelbel Portus Cale

Inclui uma elevada percentagem (min. 97%) de óleos e manteigas vegetais, para uma hidratação máxima e duradoura. O creme Creme de mãos Portus Cale Rosé Blush é suavemente perfumado, tem uma textura ligeira, e a sua rápida absorção permite o manuseamento de objetos logo após a aplicação. Rosé Blush é uma coleção da Portus Cale e prossegue o estilo elegante e sóbrio da marca, com a oferta de vários produtos infundidos de fragrâncias florais

Limpeza ao minuto

Água de rosas, porque gostamos tanto dela
Toalhitas de limpeza Rose, rosto e olhos, Sephora, sephora.com

Da Sephora Collection, uma colecção de toalhitas de limpeza e remoção de maquilhagem, cada uma infundida com um ingrediente activo diferente para resolver problemas de pele específicos. Com acção esfoliante, estas toalhitas oferecem benefícios duplos. O lado esfoliante elimina delicadamente as impurezas e as células mortas da pele graças às microesferas integradas, enquanto o outro lado limpa e remove eficazmente todo o tipo de sujidade e a maquilhagem facial. A nossa escolha: Toalhitas Cleansing Rose, para limpar, hidratar e ajudar a eliminar manchas da pele.

A máscara vencedora

Água de rosas, porque gostamos tanto dela
Máscara de rosto Rose, Fresh, sephora.com

Esta máscara de gel, vencedora do Prémio de Beleza "TotalBeauty.com, Readers’ Choice 2017", com acção tonificante e hidratante, está infundida com pétalas de rosas verdadeiras (uma média de duas rosas e meia por boião), água de rosas calmante e uma alga "inteligente" que proporciona o nível de humidade ideal. Está indicada para todos os tipos de pele, em situações de secura, vermelhidão e poros dilatados. A Rose Face Mask, da Fresh, dá de beber à pele cansada e com falta de hidratação, para uma aparência saudável, e ajuda a restaurar a luminosidade e a flexibilidade da pele. A sua fórmula refrescante integra uma alga "inteligente" que fornece a humidade ideal, onde a pele mais precisa, extracto de pepino e gel de aloé vera, para um efeito calmante imediato; o chá verde rico em antioxidantes ajuda a clarear e proteger.

Está na cara: ingredientes inacreditáveis da cosmética
Está na cara: ingredientes inacreditáveis da cosmética
Ver artigo

“A rosa representa verdadeiramente a beleza. É linda, aromática e tem tantos benefícios. Para mim é a "maravilha da natureza". A flor produz um óleo precioso que ajuda a hidratar, acalmar e tonificar a pele. Com a tecnologia de hoje, podemos refinar a pureza do extracto, tornando-o ainda mais eficaz em cuidados com a pele. ”- Lev Glazman, Co-fundador da Fresh.

O esfoliante mais rico

Água de rosas, porque gostamos tanto dela
Esfoliante corpo Shea Sugar Moroccan Rose, Tree Hut, sephora.com

Extremamente rico, à base de Manteiga de Karité Orgânica Certificada, entre outros, este esfoliante da Tree Hug hidrata e repara a pele, tem acção anti-envelhecimento e promove a elasticidade. Na sua composição contam-se o óleo de abacate, que ajuda na defesa dos radicais livres, o óleo marroquino de Argão, que promove a elasticidade da pele e ajuda a aliviar a inflamação, o óleo de Rosa Mosqueta, para melhorar a textura da pele e ajuda a manter um brilho natural, o óleo de Semente de Cártamo, que impede a secura e hidrata, promovendo a elasticidade, o óleo de Laranja, para suavizar a pele seca e irritada, o óleo de Prímula, que regula as glândulas sebáceas da pele, minimiza as rugas e o óleo de semente de Macadâmia, para um suporte saudável das células e a ajuda indispensável contra a deterioração da pele.

O chá, sopram ventos do Oriente

Água de rosas porque gostamos tanto delas
Thé du Hammam, Palais des Thés, palaisdesthes.com

Um dos chás mais populares da Palais des Thés, este blend frutado é inspirado numa receita turca e usa chás verdes que evocam as fragrâncias características usadas para perfumar um hammam: rosas, tâmaras verdes, bagas e água de flor de laranjeira. Polvilhado com pétalas de flores na mais pura tradição oriental, a sua fragrância extraordinária vem da subtil combinação de chá verde chinês e dos ricos aromas a frutos.

Algumas receitas para fazer em casa

Água de rosas, porque gostamos tanto dela

Olhos cansados, um minuto SFF

Coco-mania: o ingrediente mágico que a cosmética está a adoptar
Coco-mania: o ingrediente mágico que a cosmética está a adoptar
Ver artigo

Deite umas gotas de água de rosas gelada (é sempre aconselhável mantê-la no frio) em bolas ou patches de algodão e aplique para aliviar os olhos vermelhos, cansados e reduzir o inchaço. Alternativamente, misture algumas gotas de óleo de sândalo com água de rosas e aplique nas pálpebras. Deixe por 10 a 15 minutos e depois enxagúe com água fria. É ainda muito eficaz na redução de olheiras.

Pele com acne

Misture 1 colher de chá de limão com 1 colher de chá de água de rosas e aplique esta mistura na pele, nas áreas afectadas. Deixe actuar por cerca de 15 minutos e depois lave o rosto com água fria. Pode fazer esta máscara 1 a 2 vezes por semana. O limão ajuda a esfoliar a pele e eliminar as bactérias e em combinação com a água de rosas ajuda a reduzir a acne, graças à sua capacidade natural de cicatrização.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda