Desde que uso cremes – desde 2018, também não é assim há tanto tempo – que tenho observado que as prateleiras das lojas de cosmética apresentam-nos formulações onde o ácido hialurónico é como um herói. Não só existem séruns onde este ingrediente é o protagonista do monólogo, como também há os cremes onde o melhor actor principal (e secundário) é o dito senhor.

Uma gota desta substância consegue reter até mil vezes o seu peso, sendo responsável por atrair e reter água para que a pele permaneça sempre hidratada. No entanto, sempre que me empenhei em tirar partido desta maravilha da ciência, fui surpreendido com uma textura de “nhanha” pegajosa, que demorava a ser absorvida e que às vezes até esfarelava quando sobrepunha um creme.

Digamos que nas circunstâncias descritas, desde que comprei e experimentei o primeiro sérum de ácido hialurónico, a partir daí apenas aconteceram encontros fortuitos com este sujeito. Nunca mais investi nele, a não ser que me passasse pelas mãos por algum acaso, e também nessas situações nunca me fez cair de joelhos ou tampouco abrir os braços perante a sua eficácia milagrosa.

Mas nunca menosprezemos um encontro fortuito, sobretudo se este tiver a batuta de quem sabe. Foi na minha última sessão com a facialista Inês Rebelo que fui “intimado” a levar para casa o ácido hialurónico “ah densimatrix” da mesoestetic. No rótulo tem escrito “multi-molecular”. Um tanto ou quanto descrente e céptico, cumpri com a nova prescrição: aplicar o sérum de noite antes do creme apaziguador e calmante.

A revelação aconteceu no momento em que espalhei a fórmula no rosto. Imediatamente foi absorvida e deixou a pele plena e preenchida. Afinal, Deus é grande e cabe nas coisas pequenas, como ácidos hialurónicos e células da pele. Sinto que descobri a verdade e tenho a obrigação civil e religiosa de fazer todas as peles usarem este sérum. Façam-me um favor: vão às Amoreiras, batam à porta da Inês e peçam um litro de ácido hialurónico "ha densimatrix" da mesostetic. Não se vão arrepender.

Afinal, basta uma boa formulação para nos fazer acreditar de novo. A ciência não é estúpida, é só um pouco mais cara quando tem de entregar os melhores resultados. E ainda está para nascer o Bruno que se contenta com meios resultados…

Obrigado e de nada.

Além de secretamente estar a construir a sua própria marca de Moda (shhhh...), Bruno Reis é o responsável pelo Marketing e Comunicação de marcas de Beleza. Entre a criatividade e a estratégia, já foi actor, professor de yoga, gestor de redes sociais, fotógrafo e director de casting.