Susana Chaves, diretora

Dia da Mãe: os favoritos de Beleza (de sempre) das mães da equipa Miranda
Susana Chaves com a mãe, Anna-Lena Persson Chaves

Mãe só há uma e a minha é, sem dúvida, a mais única e especial. Veio viver para Portugal no final dos anos 60 e com 20 e poucos anos e trouxe consigo da Suécia, a sua irreverência e algum arrojo no que respeitava à Beleza. Maquilhava-se todos os dias, usava o cabelo loiro platinado e a sua figura elegante e esguia, moderna do cabelo aos sapatos, fazia virar muitas cabeças na rua. Desde muito cedo que me lembro de a ver limpar e suavizar a pele com a Pink Lotion, da Johnson’s, uma loção para bebé mas que muitas mulheres usavam para remover maquilhagem, acalmar e hidratar a pele. Ainda me lembro do cheirinho que tinha. O seu perfume de eleição era o icónico e atrevido Charlie (a publicidade era uma mulher de calças a atravessar a rua, numa atitude de empoderamento feminino que, em meados dos anos 70 ainda era menos “bem-visto” em Portugal). Usava máscara de pestanas bem carregada e, nas unhas, o verniz de eleição ainda continua a ser o branco perlado (que eu detestava mas, óbvio, passei a gostar mais tarde).

Se eu fui uma filha sortuda por ter esta mãe moderna que trazia “de fora” as mais recentes novidades de cosmética e maquilhagem, que trazia na mala as revistas de moda que só anos mais tarde começaram a estar disponíveis em Portugal (já viram de onde pode ter nascido o meu interesse por Beleza e revistas, certo?), mais tarde “virou-se” o feitiço e foi ela a tornar-se na progenitora mais felizarda do pedaço: a filha abraçou a profissão do jornalismo de Beleza e, até hoje, ela é a minha cobaia de eleição. Com o passar dos anos, o gosto apurou-se e foi fácil chegar aos atuais favoritos da minha mãe: o perfume Trésor de Lancôme, o creme de rosto Re-Nutriv, Ultimate Diamond Transformative Energy Creme Rich, da Estée Lauder e a predileção por batons alaranjados sendo o mais recente eleito o Rouge Hermès no tom Corail Parasol.

Joana Maia Rodrigues, editora

Dia da Mãe: os favoritos de Beleza (de sempre) das mães da equipa Miranda
Joana Maia Rodrigues e a mãe Celina Rodrigues

Muitas mulheres herdam a sua paixão pelo mundo da Beleza das mães ou avós. Pois, se eu sou uma verdadeira apaixonada por Beleza (será que se nota muito?), a minha mãe é o oposto. Não tem qualquer problema em sair de casa de rosto lavado, muito menos em saltar três passos na rotina de pele e cingir-se a lavar o rosto (e só com água). No nosso caso, sou eu quem lhe explica para que servem os produtos, quais são os mais indicados para ela e, claro, todos os dias lhe pergunto "já aplicaste protetor solar?". Mas vá, também não podíamos ser tão parecidas em tudo, já basta a aparência e o feitio.

Tenho muito vívidas as memórias de vasculhar no nécessaire da minha mãe, onde encontrava os seus batons Lancôme e Guerlain, um lápis de olhos azul, um quarteto de sombras, uma máscara de pestanas e era tudo. Há cerca de 4 anos apresentei-lhe o CC Cream+ da It Cosmetics e hoje é a maior fã, já vai no segundo frasco e até recomenda às amigas. Se isto não é uma vitória, não sei o que será.

Chegada à casa dos 40, começou a ter maior preocupação com a pele, apostando numa rotina simples mas com produtos de qualidade, sendo o Advanced Night Repair da Estée Lauder o seu favorito (e o único que volta a comprar uma e outra vez). Ah, claro! Não pode faltar a sua imagem de marca: verniz bordô. Se vos disser que tem uma caixa com mais de 20 variantes deste tom (alguns iguaizinhos), podem acreditar, porque é verdade.

Liliana Pedro, redatora

Dia da Mãe: os favoritos de Beleza (de sempre) das mães da equipa Miranda
Liliana Pedro e a mãe Sílvia Gante

Orgulho-me de dizer que não há relação mais bonita como a que tenho com a minha mãe. É a minha melhor amiga, a pessoa que mais amo neste universo. Sim, pode ser cliché, mas é a mais pura das verdades. Sou fruto de um grande amor. Aos 17 anos, recebeu-me neste mundo e, apesar da sua tenra idade, educou-me com todo o carinho que pode haver. Passe o tempo que passar, vou continuar a sentar-me no seu aconchegante colo, a dar-lhe os beijinhos mais repenicados e a dizer-lhe: "amo-te, mamã".

Com olhos azuis cor-de-mar e caracóis loiros, é a mulher mais bonita — pelo menos para mim. Fã incondicional do lápis azul, da pele iluminada e do cabelo volumoso, está sempre com um visual impecável e "vira cabeças" por onde quer que passa. É a minha referência de Beleza, a que me ensina os truques mais preciosos e as dicas mais valiosas. Desde sempre uma apaixonada pelo ritual de cuidados de pele e cabelo, perde horas a fio na casa de banho. Às vezes, vou checkar para ver se não foi pelo cano abaixo. "Estou a cuidar da minha Beleza", diz ela.

Há uns quantos produtos favoritos que tem sempre consigo e que usa vezes e vezes sem conta, como as Ampolas Resgate da Pantene, que nutrem os seus cachos, a Ultra Le Teint Velvet da Chanel, a responsável pela sua tez luminosa, e o batom Le Rouge Sheer Velvet da Givenchy, que faz sobressair os seus lábios graças ao seu tom alaranjado Rouge Brique.

Rafaela Pinto, redatora

Dia da Mãe: os favoritos de Beleza (de sempre) das mães da equipa Miranda
Rafaela Pinto e a mãe Paula Pinto

Se hoje tenho este fascínio pelo mundo da Beleza, tenho que agradecer à minha mãe (obrigada, mãe!). O facto de ser cabeleireira de profissão ajudou, claro, cresci rodeada de secadores, ganchos e penteados. Sem dúvida que foi a responsável pela minha paixão por visuais e cores de cabelo diferentes. E até já a perdoei por todos os cortes de cabelo à 'tigela' que me fez. “Era o que se usava”, diz-me ela agora (e tem razão). Mas também me lembro de a ver a maquilhar-se todos os dias em frente ao espelho, de colocar o seu perfume favorito e de me ensinar uns quantos truques de Beleza.

No seu toucador tem vários perfumes, mas o favorito de sempre é o icónico Rive Gauche da Yves Saint Laurent. Na maquilhagem, impera os tons neutros. Tem preferência por máscaras de pestanas de cor castanha e a da Chanel é uma das suas preferidas. Os batons da Bourjois acompanharam toda a sua adolescência e juventude e não há como não gostar de um bom clássico.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.