Há lugares que se podem perder para sempre. Mas e se, antes disso, fosse possível senti-los? Foi com essa ideia que O Boticário criou “Extinto”, uma experiência olfativa que transforma a perfumaria num manifesto sensorial pela biodiversidade. Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou a 5 de junho, a marca brasileira lançou cinco perfumes exclusivos inspiradas em ecossistemas ameaçados pela ação humana – não para vender, mas para provocar reflexão.

A instalação estará aberta de 6 a 22 de junho no LX Factory, em Lisboa, das 11h às 20h. A entrada é gratuita e o convite é simples: parar, cheirar e pensar. Depois, a experiência segue para o Boticário Lab, no CascaiShopping, onde poderá ser visitada durante mais duas semanas.

“‘Extinto’ é uma metáfora poderosa e um passo importante no nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Ao recriarmos os aromas de lugares ameaçados, convidamos à reflexão sobre a urgência de preservar o planeta e reforçar um alerta: ou mudamos os nossos hábitos, ou a beleza – e o cheiro – dos lugares mais bonitos do planeta podem desaparecer”, afirma Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário em Portugal.

Um mundo em frascos

As fragrâncias, desenvolvidas com tecnologia headspace, capturam a “memória olfativa” de ecossistemas intactos. Entre elas estão a frescura tropical da Mata de Guanabara, no Brasil; o calor doce de Madagascar com notas de baunilha, homenageando as paisagens e florestas da ilha africana; e o aroma cítrico e floral da Calábria, em contraste com o Mediterrâneo cada vez mais poluído. Também há espaço para a Índia, com notas de Jasmim Sambac e manjericão inspiradas na floresta de Sundarbans, e para East Arnhem, na Austrália, com um perfume amadeirado e intenso.

“Queremos mostrar que é possível sensibilizar, emocionar e gerar impacto através da inovação e da beleza – e que cada um de nós tem um papel na construção de um mundo mais consciente”, sublinha Rossana Gama.

Cinco perfumes de ecossistemas ameaçados para fazer parar e pensar
Cinco perfumes de ecossistemas ameaçados para fazer parar e pensar Cinco fragrâncias que recriam os aromas de biomas ameaçados em diferentes partes do mundo

Do cheiro à ação

A instalação “Extinto” não vem sozinha. Em paralelo, O Boticário lança também em Portugal o programa Boti Recicla, com ecopontos nas lojas para receber embalagens vazias das marcas do grupo (O Boticário; Aura; Quem Disse, Berenice?). A iniciativa, em parceria com a Sociedade Ponto Verde e a DHL, aposta na logística reversa como forma de tornar a reciclagem mais prática, acessível e integrada no dia a dia dos consumidores.

“O ‘Extinto’ lança uma provocação sensorial e o Boti Recicla é o passo seguinte: transforma consciência em ação concreta. Queremos tornar a reciclagem de embalagens de cosméticos uma rotina acessível, prática e integrada no dia a dia dos nossos clientes”, acrescenta a responsável pela marca.