Apesar da evolução dos tratamentos realizados nos dias de hoje, seja qual for o tipo de cancro, as consequências dos mesmos para o resto do corpo são inevitáveis. Em especial para o maior órgão que temos: a pele.

Cancro da mama e o cabelo: podem atenuar-se os efeitos sobre o cabelo, durante o tratamento?
Cancro da mama e o cabelo: podem atenuar-se os efeitos sobre o cabelo, durante o tratamento?
Ver artigo

A marca La Roche Posay avança que cerca de 80% dos pacientes oncológicos sofrem de problemas dermatológicos derivados dos tratamentos. ​Dos vários efeitos secundários, geralmente, os mais comuns passam por secura intensa, irritação e comichão da pele; queimaduras associadas à radioterapia; erupção dos folículos capilares; fotossensibilidade; inflamação e separação das unhas; danos no cabelo e couro cabeludo; reações nas zonas de contacto (mãos e pés); gretas, fissuras e erupções acneiformes; sem esquecer as cicatrizes pós-operatórias.

Embora estes sintomas sejam difíceis de evitar, a dermocosmética pode ser uma aliada fundamental, na medida em que tanto atua na prevenção como no alívio de sintomas. Uma boa rotina de cuidados pode permitir ao paciente prosseguir os seus tratamentos, mantendo a sua qualidade de vida.

Algumas sugestões para uma rotina de cuidados que fortalecerá a sua pele:

  • Rotina diária: a pele fica mais seca durante os tratamentos, sendo necessário reequilibrar o pH cutâneo. Deve optar por gel, óleos ou outros produtos que não contenham sabão. A água deve estar entre os 32º e os 34º C, e ao secar a pele, deve fazê-lo de forma delicada e em pequenos toques (aconselhamos o uso de toalhas de microfibras, por serem mais suaves). O objetivo é minimizar a irritação da pele e a sua reatividade às agressões externas adicionais.
  • Proteção solar: a agressão provocada pelos raios solares é extremamente forte, devendo ser evitada ao máximo. O vestuário deve cobrir a maior parte do corpo e a proteção da zona do rosto deve ser reforçada com chapéu e óculos de sol. A aplicação de protetor solar adequado é obrigatória em qualquer circunstância.
  • Secura cutânea: é um dos efeitos mais comuns e deve ser combatido através de hidratação frequente, usando produtos ricos em água para as diferentes partes do corpo: contorno dos olhos, rosto, lábios, corpo, mãos. Para cada zona, deve aplicar-se um produto específico.
  • Pés e mãos: com o objetivo de diminuir vermelhidão, espessamento, fissuras e gretas, deve favorecer a utilização de luvas e meias de algodão, assim como a aplicação de produtos emolientes e regeneradores.
  • O desconforto da radioterapia: as radiodermites são as lesões cutâneas causadas por este tipo de tratamento. De forma a preveni-las, deve evitar a exposição solar e utilizar creme emoliente após o tratamento (e nunca antes!), mesmo ainda sem lesões verificadas.
  • Manchas e comichão: erupções cutâneas, manchas ou vermelhidão em zonas localizadas, são comuns. Evite a exposição solar e a esfoliação; utilizar cremes com perfume e aumentar a hidratação ajudam na diminuição destes sintomas.
  • Revitalizar o rosto: diminuir a aparência cansada e sentir-se bonita são cruciais para o bem-estar em geral. A utilização de maquilhagem corretiva pode ser uma solução com efeitos muito positivos.
Na galeria encontra alguns produtos que trarão um maior conforto à sua pele: