Susana Chaves, Diretora

Nestes 12 meses ímpares, os grandes beneficiados foram os meus cabelos. Além de os deixar crescer quase pela cintura, o facto de ficar mais tempo em casa e com escassos compromissos presenciais, fizeram-me abrandar os processos de styling com calor, revertendo esse tempo para os nutrir em fartura: troquei condicionador por máscara e, em cada poiso da casa tenho agora sempre um óleo de cabelo à mão. Descobri que o (meu) cabelo aguenta e fica feliz com muito mais nutrição do que eu pensava e que também adorou menos lavagens semanais. No que respeita aos cuidados de rosto, o descanso da maquilhagem tornou a pele menos sensível e também menos oleosa nas zonas habituais, apesar do uso da máscara. Durante o dia, depois da limpeza aplico apenas o sérum para o efeito que mais sinta necessidade e só uso creme se sentir falta de nutrição. À noite, não salto nenhum passo: limpeza, essência, sérum, creme, contorno de olhos, lábios e pescoço. Adoptei o hábito de hidratar as pernas antes de me deitar e os resultados na qualidade da pele são fantásticos, nem uma aspereza à vista. Na maquilhagem e para as reuniões virtuais, optei por camuflar imperfeições e iluminar o rosto, dar um toque de blush, um brilho nas pálpebras e nos lábios e pouco mais. Preferi sempre texturas cremosas e abdiquei da máscara de pestanas.

Os meus favoritos

  • ROSTO: Os séruns foram os meus melhores amigos deste ano. Usei e abusei consoante as necessidades: conforto e reparação com a nova fórmula do Advanced Night Repair da Estée Lauder; iluminar com o CC Me da Summer Fridays, renovar e nutrir com o Double R da Guerlain e dar um lift com o Skin Caviar Liquid Lift da La Prairie. Para contorno de olhos e de lábios, o Global Repair Eyes & Lips da Filorga tornou-se um novo favorito.
  • CABELO: Os champôs sólidos foram, sem dúvida, uma das melhores descobertas do ano e, dos que testei, este Ultra Suave da Garnier, é um claro vencedor. No campo da nutrição, as ampolas da Pantene continuam a ser um valor seguro e as boas surpresas foram o Spray para depois da lavagem, da Nivea e a máscara de Capuaçu da Klorane. Para lá de extraordinário, tal como o é o secador da Dyson, também o conjunto Airwrap é outro campeonato e sendo um investimento considerável, recomendo mesmo que se considere.
  • MAQUILHAGEM: Boa pele, com ar saudável e luminoso foi o meu mood deste ano. Em vez de bases com mais cobertura, optei por texturas mais sheer ou por produtos multi-funções para me maquilhar 2 minutos antes de começar o Zoom: a Forever Skin Correct da Dior é um corrector que também faz as vezes da base e o Sheer Healthy Glow da Chanel é o glow perfeito para o rosto todo ou só para apontamentos de luz. Adoro a Fenty Beauty e estou in love com o blush cremoso Checks Out. No campo das sombras, o quad da linha Soleil Neige de Tom Ford tem os meus tons favoritos que vão com tudo sem pesar. O love affair do ano (se não for da década) foram sem dúvida os batons (recarregáveis, yeay!) são mesmo os batons Rouge Hermès com tons e acabamentos vários e embalagens dignas de emoldurar.
  • OUTROS: Nesta categoria teria de caber pelo menos o dobro das escolhas, o que é bom sinal pois significa que a cosmética está a progredir para segmentos que não se resumem às áreas ou necessidades mais tradicionais. No campo dos gadgets, o Bear da Foreo é prova disso mesmo: o poder ter em casa um equipamento que, há uns anos, só estaria disponível em gabinete. Para o corpo escolhi o bálsamo lifting da Caudalie, pelo extremo conforto e textura sublime, além do efeito, claro. Para uma cicatriz numa canela comecei por usar o Cica-óleo da Uriage mas gostei tanto do efeito, que o estendi à totalidade das pernas. No campo dos perfumes, as colónias foram a escolha óbvia para temperar e refrescar o stress da quarentena e, entre muitos que usei, apaixonei-me pela nova Colonia Futura da Aqua di Parma, pelo aroma e conceito ecológico. Também no campo da ecologia e sustentabilidade que, felizmente, cresce a passos largos na cosmética, adoro o LastSwab, um cotonete lavável e reutilizável, tanto para limpeza dos ouvidos como para as correções de maquilhagem.

Joana Maia Rodrigues, Editora

Neste ano de 2020, o foco ficou todo por conta dos cuidados de rosto e de cabelo. O uso de máscara veio trazer à minha pele uma textura irregular e o tal mascne localizado entre os lábios e o queixo. Por isso, tive três missões específicas no que diz respeito ao rosto: melhorar a textura e acabar com as borbulhas, hidratar para proteger e dar luminosidade. O mesmo aconteceu com o cabelo, este foi o ano de reparar os fios muito secos e danificados e tratar o couro cabeludo irritado.

Falando em mudanças nas rotinas, a maquilhagem foi a que mais alterações sofreu. O corretor, o blush e o gel de sobrancelhas foram as verdadeiras estrelas deste 2020. O meu foco foi sem dúvida uma pele natural, com o mínimo de cobertura para a mesma respirar, e muito viçosa e iluminada.

Os meus favoritos

  • ROSTO: Foi ano de voltar a um dos meus hidratantes de rosto preferidos de sempre, o Moisture Surge da Clinique. Adoro a textura em gel, facilmente absorvida, mas que dá logo conforto e hidratação e luminosidade à pele. E falando em luminosidade, o meu amor por essências continua e a da Caudalie conquistou o primeiro lugar. Como disse acima, controlar a textura foi uma das batalhas deste ano e o tratamento localizado Trio-Zinc da Novexpert e o Peeling Solution AHA 30% + BHA 2% da The Ordinary foram os grandes aliados. Já o Creme de Olhos Banana Bright da Ole Henriksen foi uma agradável surpresa para hidratar e dar luminosidade a esta região.
  • CABELO: A grande revelação deste 2020 foi, sem sombra de dúvidas, o Hair Protector Nº3 da Olaplex, um verdadeiro boost de reparação que salvou os meus fios (ultra) secos. Quase par a par com este, estão a Máscara Restauradora da Queratina e o óleo reconstrutivo LuxeOil, ambos da System Professional. Verdadeiros milagres para recuperar a saúde do cabelo. E falando em saúde, o champô Bain Anti-Pelliculaire Specifique da Kérastase limpa em profundidade as películas e prolonga o aparecimento das mesmas. Também ajuda a diminuir o prurido. O Sérum de Brushing Shiki Worker da Shu Uemura foi um achado para o styling do cabelo, deixando-o definido sem pesar.
  • MAQUILHAGEM: Este foi o ano de deixar a pele respirar e realçar a Beleza natural. Por isso mesmo, as estrelas de makeup foram o corretor, o gel de sobrancelhas e o blush. O Stretch Concealer da Glossier foi amor-ódio, mas que acabou por ser um favorito, devido à textura ultra-leve e luminosa, que embora não tape todas as imperfeições ajuda a disfarças, mantendo a tal naturalidade. O pior é mesmo não se vender em Portugal (P.S.: Se alguém conhecer um bom substituto que me avise!). Já o Gimme Brow da Benefit é um amor antigo, mas que segue firme, embora seja menina de experimentar todos os géis de sobrancelhas do mercado. Quanto aos blushes, a escolha também não foi nada fácil, mas escolho o da Milani pela relação qualidade-preço, com cores lindas, efeito iluminado e durabilidade incrível. Já o Ambient Powder da Hourglass é "o" pó para quem gosta de uma pele glow e perfeita. Eu prefiro a versão paleta, já que é mais versátil.
  • OUTROS: Calculo que o dispositivo de limpeza facial da Foreo dispensa apresentações... Uso há mais de dois anos e já não sai da minha rotina de Beleza. Quanto à Lip Sleeping Mask da Laneige é a eleita para salvar os meus lábios da ruína, especialmente com o uso de máscara e, agora, o frio. Quanto ao creme hidratante de Cerave, já perdi a conta ao número de litros usados. Com uma textura leve e de rápida absorção, deixa a pele bem hidratada e macia e ainda tem ácido hialurónico. Ainda no corpo, a luva de esfoliação coreana foi-me recomendada pela Sofia Sukii e já não quero outra coisa... ajudou-me a acabar com os pêlos encravados e ajuda na absorção do creme. Já o perfume do ano é bem fresquinho e é o clássico Light Blue da Dolce & Gabbana.

Liliana Pedro, Jornalista

2020 foi um ano de mudanças na minha rotina de Beleza. Ao longo destes últimos 12 meses, comecei a mostrar um crescente interesse ao nível dos cuidados de pele, despontado, em grande parte, pela Miranda. À medida que fui descobrindo a importância dos cremes e máscaras, a maquilhagem veio a reboque e o cabelo não se deixou ficar no esquecimento. Dos novos produtos aos que tenho usado nesta vida, os meus favoritos de 2020 são sinónimo de Beleza.

Os meus favoritos