Conhecido por 2Pac, Makaveli ou apenas Pac, Tupac Shakur foi um rapper e ator americano que lançou o estilo gangsta-rap dos anos 90. De bandana na cabeça e sempre coberto de bling-bling, o rapper tornou-se um ícone da música, da moda e Beleza, influenciando estilos e músicas até aos dias de hoje. Mais do que o seu exterior, marcou a época pela sua Beleza interior. Era uma alma sensível, precocemente talentosa e um lutador pelas mais variadas causas.

Desde a sua infância que Tupac escrevia poesia e canções de amor, com a ambição de ser ator e poder sair do mundo em que vivia. Cresceu no Bronx, em Nova Iorque, mais conhecido como o berço do rap e do hip hop, e da criminalidade no século XX. Aos 15 anos mudou-se para Baltimore, onde se matriculou na prestigiada escola de Artes ‘Baltimore School for the Arts’, onde conheceu o rap e começou a compor.

A maioria das suas canções falavam sobre como era crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, sobre o racismo, a desigualdade social e os conflitos com outros rappers. Para além de um grande cantor, Tupac ficou conhecido por dar voz e defender a igualdade política, econômica, social e racial, não apenas da sua própria geração, mas das gerações seguintes, que ainda hoje enfrentam as mesmas lutas.

Aos 20 anos começou a ter sucesso quando integrou a banda de hip-hop ‘Digital Underground’ e, um ano mais tarde, lançou-se numa carreira a solo. Editou o seu primeiro álbum ‘2Pacalypse Now’, e em 1993, surgiu o segundo álbum, ‘Strictly For My N.I.G.G.A.Z’., que ocupou as tabelas de vendas musicais em todo o mundo.

Throwback Beauty: Prince, o eterno rei da pop e defensor da Beleza sem género
Throwback Beauty: Prince, o eterno rei da pop e defensor da Beleza sem género
Ver artigo

Após ter sofrido um assalto, aos 23 anos, e ter saído são e salvo, editou os seus dois melhores trabalhos: ‘Me Against the World’ (1995), que vendeu dois milhões de cópias, e ‘All Eyes on Me’ (1995), um álbum duplo que vendeu mais de seis milhões de cópias.

Tupac foi um pioneiro no que toca ao estilo e Beleza gangsta-rap dos anos 90. O seu estilo pessoal distinto, sempre de jardineiras e sweats oversized, chapéus snapbacks e as icónicas bandanas na cabeça, de todas as cores, serviu como fonte de inspiração para incontáveis ​​artistas e designers. Para não falar nos inúmeros acessórios que ostentava em todos os seus looks. O rapper criou um estilo que ainda hoje resiste ao tempo e é facilmente visto pelas ruas de todo o mundo.

O piercing no nariz, assim como todas as 21 tatuagens no corpo faziam parte da sua identidade e cada uma contava uma história da sua vida.

Numa altura em que a sua carreira começava a alcançar grandes êxitos, Tupac foi morto a tiro em Las Vegas a 7 de setembro de 1996, falecendo seis dias depois, com apenas 25 anos. O seu assassinato nunca ficou resolvido.

A 7 de abril de 2017, Tupac recebeu uma das maiores honras do mundo da música: ser incluído no ‘Rock and Roll Hall of Fame’, tornando-se o primeiro rapper a solo a conquistar tal feito.

No dia em que celebraria 50 anos, recorde alguns dos melhores looks do icónico rapper, Tupac: