Os produtos de Beleza funcionam mais ou menos como uma peça de roupa. A blusa X pode ficar perfeita na amiga, mas quando experimentamos não assenta da mesma forma. Ou fica mais larga no peito ou mais apertada na cintura... Com os cuidados de pele, cabelo e maquilhagem acontece exatamente o mesmo e a resposta é fácil: somos todos diferentes, com características diferentes. Na procura do protetor solar perfeito para si, a premissa é a mesma. Já testou várias recomendações e mesmo assim parecem não funcionar? Trazemos algumas dicas que ajudam a encontrar "o tal".
Tendo em conta que todos os protetores solares têm a função de proteger a pele dos raios solares, é necessário encontrar um produto que atenda às próximas necessidades da sua pele. Para isso, é necessário saber o seu tipo de pele - oleosa, mista, seca ou sensível - e, assim, começar a pesquisar os protetores adequados.
Protetores solares para pele oleosa e/ou tendência acneica
Hoje em dia, já existem vários protetores solares no mercado específicos para pele oleosa, que ajudam a responder ao que mais se teme: excesso de óleo, brilhos indesejados e aparecimento de borbulhas e pontos negros. Existem ingredientes que pode procurar na composição do seu protetor solar que ajudam a um efeito matificante e toque seco, como é o caso da niacinamida. Também é importante optar por texturas bem fluídas ou em gel para que seja rapidamente absorvidas pela pele.
Protetores solares para pele mista
Esta é a categoria em que me insiro e, posso dizer por experiência própria, que nem sempre é fácil encontrar um protetor que funcione já que tem de obedecer a vários requisitos. A boa notícia é que encontrei alguns que funcionam super bem e que podem sim, ser o equilíbrio perfeito para peles mistas. Não deixam a pele demasiado oleosa, nem com a sensação de repuxar por falta de hidratação, deixando uma sensação confortável. Para além disto, ficam perfeitos por baixo da maquilhagem.
Protetores solares para pele seca
À partida, pode-se pensar que todos os protetores solares - por serem cremes - já deixam a pele hidratada. Sim e não. Quando se trata de pele seca, é necessário dar um boost de hidratação, para que esta se mantenha confortável o dia todo e existem protetores que têm na sua fórmulas com agentes que potenciam essa ação, como o ácido hialurónico. Opte também por texturas mais espessas e cremosas.
Protetores solares para pele sensível
Sente ardor na pele, vermelhidão, sensação de repuxar ou olhos a lacrimejar depois de aplicar protetor solar ou apanha muito sol? É bem possível que tenha pele sensível. Aqui torna-se ainda mais imperativo encontrar a fotoproteção certa, que garanta o conforto e saúde da sua pele.
Por norma, os protetores solares para esta categoria estão bem identificados, mas, na dúvida, procure por fórmulas sem perfume e de alta proteção. Se tiver rosácea, pele atópica, psoríase, dermatite ou outra condição dermatológica, também é possível que se insira nesta categoria.
Preocupações mais específicas
Com o avanço da tecnologia, já é possível encontrar protetores solares que atendem a necessidades cada vez mais específicas e, até, para ocasiões mais específicas. Isto é possível graças à introdução de ingredientes-ativos, que vão fazer com que o protetor solar tenha uma ação de tratamento ao mesmo tempo que protege a pele das agressões dos raios solares.
Já é possível encontrar protetores solares específicos que ajudam a tratar das manchas da pele, com (ainda mais) ação anti-envelhecimento, com cor (ideal para quem gosta de produtos 2-em-1) ou até para quem pratica desporto (sendo que o formato stick é mais resistente ao suor). Se quiser ser ainda mais minucioso na escolha do seu protetor, espreite as sugestões de um dermatologista para ler aqui.
Comentários