Em algum momento da nossa vida já todos nos cruzámos com a camomila. Quer para controlar a ansiedade e não deixar que o exame ou a apresentação do dia seguinte nos consuma e tire o sono, quer para alcançar um cabelo de verão invejável. Se a generalização foi exagerada, aqui está o que deve saber sobre esta planta.

No cabelo:

Se já pesquisou sobre formas para clarear o cabelo sem recorrer a químicos, sabe que a camomila lhe piscou o olho. Problema? Se tem o cabelo escuro avisamos desde já que é um amor fugaz porque, provavelmente, impossibilitou-a de ler as letras pequeninas que dizem “consigo não funciona”. É triste mas é verdade, esta planta só faz a vontade a quem tem o cabelo loiro escuro ou castanho claro. Afinal de contas é um clareador e não um descolorante.

Consiga o blonde hair dos seus sonhos com estes clareadores de cabelo
Consiga o blonde hair dos seus sonhos com estes clareadores de cabelo
Ver artigo

O que acontece é que ao entrar em contacto com o cabelo, o pigmento da planta deposita-se na fibra capilar deixando-o com um aspecto mais claro, potencializado pela ação do sol. Lembramos a importância de uma boa hidratação, para não deixar ressecar o cabelo. No entanto, quanto mais escuro o fio é, mais melanina contém requerendo, por isso, um processo mais forte para chegar ao summer hair que ambiciona e não a tons alaranjados, que é o que irá obter.

Para além disto, os produtos para o cabelo, assim como de pele, que contêm camomila proporcionam brilho, reduzem a oleosidade e hidratam.

Benefícios para a saúde:

Estava ainda a ser escrita a história dos Egípcios, dos Gregos e dos Romanos e já a camomila era usada como uma planta medicinal. Sobretudo no tratamento de feridas e remoção de impurezas da pele, dadas as suas propriedades anti-inflamatórias, mas não só. Herdámos as culturas deixadas por eles mas também os benefícios deste remédio natural:

  • As propriedades antiespamódicas produzem um relaxamento muscular acalmando, diminuindo a ansiedade e promovendo o sono;
  • Alivia as náuseas e dores menstruais;
  • Contém antioxidantes o que ajuda a reduzir as irritações da pele, suavizando e acalmado;
  • Acelera a regeneração celular, reduzindo o aparecimento de linhas finas, rugas e cicatrizes;
  • Tem a capacidade de baixar a febre já que favorece a produção de suor.

A camomila pode ser encontrada em chá de ervas, em infusão com flores secas mas também em todo o tipo de produtos de Beleza, como champôs e clareadores de cabelo, máscaras e sprays faciais, entre outros.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.